Prefeitura Municipal de Anchieta

Campanha de vacinação contra o HPV começa nesta segunda-feira

Trata-se de um vírus que provoca câncer de colo de útero, um dos males que mais matam mulheres

| Autor

 A vacina contra o Papiloma Vírus Humano (HPV); já é uma realidade no Brasil. O Governo Federal disponibilizou a vacina no Sistema Único de Saúde (SUS); e a campanha de vacinação será realizada no período de 10 de março a 10 de abril nas escolas públicas e particulares de todo o País.
 
Em Anchieta a Secretaria Municipal de Saúde está pronta para esclarecer dúvidas sobre a doença e para iniciar a  vacinação. O HPV é um vírus que infecta a pele e mucosas e pode causar câncer de colo de útero e verrugas vaginais. Algumas variantes do vírus são responsáveis por até 70% dos casos da doença.
 
O contágio ocorre por contato direto com a pele ou mucosa infectada. A principal forma de contágio é através do contato sexual, mas também pode ser transmitido de mãe pra filho durante o parto. Embora seja raro, o vírus também pode ser transmitido pelo contato das mãos.
 
Câncer de colo de útero
 
O câncer de colo de útero é um dos males que mais matam as mulheres.
 
É o crescimento anormal de células no colo do útero. Essas alterações têm como principal causa a infecção por alguns tipos de HPV. Para prevenir é necessário vacinar e fazer o exame de Papanicolau, além do uso de preservativos.
 
A vacina contra o HPV estará disponível para crianças e adolescentes entre 9 e 13 anos. Primeiramente estará disponível nas escolas. Sua aplicação será gradativa.
 
Em 2014 serão vacinadas adolescentes entre 11 e 13 anos, em 2015 adolescentes de 9 a 13 anos e, em 2016, as meninas de 9 anos. A partir de 2016 a vacinação acontecerá nas Unidades Básicas de Saúde durante todo o ano.
 
A adolescente deverá tomar três doses da vacina, sendo a primeira em março, a segunda em setembro e a terceira 60 meses após a data da primeira dose. Durante a campanha será utilizada a vacina quadrivalente HPV, que protege contra os quatro tipos do vírus (6, 11, 16 e 18);.
 
Por que vacinar?
 
Estudos mostram que a vacina tem maior eficácia se for administrada em adolescentes que ainda não foram expostas ao vírus, pois nesta idade há maior produção de anticorpos contra o Papiloma que estão incluídos na vacina.
 
Mais informações pelo telefone (28); 3536-3062.