Prefeitura Municipal de Anchieta

Ultramaratona Vitória a Anchieta é disputada por 600 atletas

Primeiro a chegar ao destino final da corrida foi o atleta Osiel Pereira, que disputou a categoria solo

| Autor

[foto2][foto8][foto7][foto2][foto3][foto4][foto5][foto1][foto6][foto8][foto7][foto7][foto7][foto7]Neste sábado (29);, a Prefeitura de Anchieta, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, Juventude e Lazer Comunitário, promoveu a Ultramaratona Vitória a Anchieta. Com percurso de 103 quilômetros, a prova teve início na entrada da mineradora Vale, em Jardim Camburi, Vitória, às 5 horas. Cerca de 600 atletas participaram da competição, que contou com as categorias solo, quarteto, sexteto, octeto e decateto.

O primeiro a chegar à Praia Central de Anchieta, destino final da corrida, foi o capixaba Osiel Pereira, de 32 anos, que disputou a categoria solo. Ele, que completou o trajeto em cerca de nove horas e meia, competiu com atletas de outro Estado e País, como Amazonas e França.

“O esporte é a minha vida, fui transformado por ele!  Moro num bairro de Vitória que é violento e já passei por muitas dificuldades desde criança. E toda a vez que corro penso nos meus problemas. Aí vem uma força enorme que me faz seguir e me estimula a lutar contra os obstáculos. Não sei o que seria de mim sem o esporte”, disse Osiel.

O percurso da competição contou com diversos trechos de areia de praias, acostamentos de vias, estradas de terra, calçadão e rodovia. Além dos competidores individuais, equipes com quatro, seis, oito e dez integrantes também disputaram a competição.

“Além de ser uma prática saudável importante, conseguimos com o evento promover ainda mais o esporte, dando força, valorização e publicidade aos esportistas de Anchieta, bem com possibilitando a divulgação de nossa cidade, que possui pontos turísticos maravilhosos”, disse o secretário de Esporte, Júlio Santana.

Dentro da Ultramaratona uma segunda prova aconteceu para os atletas que se preparam para um percurso menor. A Prova Intermediária, como é chamada, teve largada na Praia de Interlagos, em Vila Velha, às 10 horas, com chegada também na Praia Central de Anchieta. Foram 65 quilômetros, seguindo o mesmo trajeto da prova principal.

Profissionais e corredores experientes encararam a prova na categoria solo em duas opções de distância – 103 e 65 km. Para os grupos de quatro, seis, oito ou dez atletas o desafio foi o modelo de corrida de revezamento. Ao todo, os participantes passaram por pontos de troca, onde foram realizados os revezamentos dos atletas.

Estrutura

Toda a prova foi monitorada por ambulâncias e postos de hidratação. A partir da localidade de Mãe-Bá, em Anchieta, seis ambulâncias e três postos de hidratação forneceram suporte aos corredores. No total, 14 postos atenderam aos atletas desde a largada em Vitória. E, na chegada, os participantes foram recebidos com muita festa, música, alimentos saudáveis, como frutas, receberam massagem e passaram por alongamentos, acompanhados de profissionais da saúde e do esporte.

Ultramaratona

A Ultramaratona entra em sua segunda edição já consagrada como uma das mais importantes competições do gênero no Estado. Na primeira edição, em 2013, 400 atletas de todo o Brasil, divididos em 80 equipes, participaram da disputa.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Anchieta
(28);3536-1785
www.anchieta.es.gov.br
www.facebook.com/prefeituradeanchieta
assessoriaanchieta@gmail.com