Prefeitura Municipal de Anchieta

Anchieta entra para o roteiro de turismo religioso do País

A Terra de São José de Anchieta passa a ser ponto de referência da fé católica no Brasil

| Autor

[foto3][foto4][foto1][foto2]Belas praias, riqueza histórica, gastronômica e ecológica. Além desses atrativos, Anchieta tem agora mais um encanto a oferecer aos milhares de turistas que anualmente a escolhem como destino. A velha Rerigtiba é agora a “Terra de São José de Anchieta”, o mais novo santo do Brasil. O município entrou de vez para o roteiro nacional do turismo religioso.
 
Ao se tornar a “Terra de São José de Anchieta”, o município vira local de peregrinação e passa a ser ponto de referência da fé católica. De acordo com a Associação Brasileira de Agências de Viagem (ABAV);, em uma pesquisa para a Embratur a busca por destinos de viagem religiosos tem crescido muito no País, contribuindo para o incremento da economia de pequenos municípios - a maioria do interior.
 
Segundo dados preliminares do que virá a ser o Mapa do Turismo Religioso do Governo Federal, já foram identificadas 344 cidades com calendário de eventos do gênero, a maior parte deles católicos. Há ainda a busca constante de turistas de outros países por destinos religiosos. Em Anchieta, a caminhada “Os Passos de Anchieta” atrai andarilhos de vários países.
 
Dados do Ministério do Turismo apontam que o número de turistas estrangeiros que vêm ao Brasil com fins religiosos, anualmente, é de cerca de 30 mil, o que representa 0,5 % do total de desembarques no País. Pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE); constatou que, por ano, são registradas 8,1 milhões de viagens domésticas movidas pela fé, o que representa 3,6% de todas as viagens realizadas dentro do País.
 
Turismo religioso
 
De acordo com o Governo Federal, a estimativa é de que este segmento do turismo responda por até 1% do Produto Interno Bruto (PIB);, que é a soma de todas as riquezas produzidas no Brasil, ainda neste ano de 2014. A previsão é baseada no ritmo de crescimento da economia do País.
 
E Anchieta já está se preparando para o novo ciclo de turismo local. Segundo o prefeito Marquinhos, desde o anúncio da canonização pelo Vaticano, em 26 de fevereiro deste ano, a cidade vem se preparando para a inevitável e benéfica transformação. “Estamos trabalhando com muito planejamento para o novo ciclo turístico que se inicia em Anchieta. O crescimento do turismo religioso vai trazer inúmeros benefícios para toda a população, não apenas para a comunidade católica”, afirma ele.
 
“Economicamente, o município vislumbra uma oportunidade especial, pois o público flutuante aumentará consideravelmente. As oportunidades aumentarão para o comércio, o setor hoteleiro e de prestação de serviços em geral. Para isso, a Prefeitura de Anchieta, por meio das Secretarias de Integração Econômica e de Governo, está somando forças para alavancar o comércio como um todo”, assegura Daziomar Nogueira, secretário de Integração Econômica do município.
 
Junto com o secretário de Governo, Fábio Prates, ele iniciou no dia 11 de abril uma série de reuniões com a iniciativa privada com o objetivo de fortalecer a parceria entre empresariado e gestão municipal. Para o diretor da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL);, o crescimento é inevitável e é necessário que o município se estruture: “Há muitos empresários que sinalizam interesse em investir aqui”.
 
"As pessoas têm tido mais interesse, estão mais movidas pela religião e buscando melhores condições de vir para cá. O movimento vai crescer muito nos próximos anos. Temos que fazer com que o romeiro fique hospedado por mais tempo por aqui e explore, inclusive, outras atrações que temos", afirma o empresário local Fleury Alves.
 
 
 
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Anchieta
(28);3536-1785
www.anchieta.es.gov.br
www.facebook.com/prefeituradeanchieta
assessoriaanchieta@gmail.com