Prefeitura Municipal de Anchieta

Anchieta pretende vacinar sete mil pessoas contra gripe

Todas as unidades funcionarão como locais de vacinação, totalizando 21 postos

| Autor

[foto1][foto2]A Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe começa nesta terça-feira (22); em todo o País. Em Anchieta a meta é imunizar cerca de sete mil pessoas, entre idosos, gestantes, crianças, mulheres no período de até 45 dias após o parto, indígenas, presos, doentes crônicos e profissionais de saúde, público alvo da vacinação. 
 
Neste ano a novidade é que o Ministério da Saúde alterou a faixa etária das crianças que devem tomar a vacina. Até o ano passado, somente as de 6 meses até os 2 anos de idade podiam se vacinar. Agora a faixa foi estendida para os menores de 5 anos. No município de Anchieta todas as unidades de atenção primária funcionarão como locais de vacinação das 7 às 15h30, totalizando 21 postos de vacinação.
 
Segundo o secretário municipal de Saúde, Devis Guimarães, a campanha é voltada para os grupos mais vulneráveis às complicações da gripe. “No caso de idosos, por exemplo, devido às fragilidades normais da idade, uma gripe pode rapidamente evoluir para pneumonia ou mesmo causar óbito. A vacina, associada a hábitos simples de higiene, como lavar as mãos, ajuda a manter a população saudável”, afirmou.
 
A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no inverno do ano passado (H1N1, H3N2 e influenza B);, conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS);. De acordo com a Secretaria, as crianças precisarão tomar duas doses, sendo a segunda 30 dias após a primeira. Os portadores de doenças crônicas terão que apresentar laudo médico com indicação para a imunização. Já mulheres no período pós-parto devem apresentar algum documento provando que deram à luz há menos de 46 dias.
 
A campanha nacional vai até o dia 9 de maio, mas em Anchieta pode ser estendida se a meta não for alcançada. No próximo sábado (26); acontece o Dia de Mobilização Nacional contra a Gripe. No chamado Dia D todos os postos de vacinação do município estarão abertos das 8 às 16 horas. No interior as unidades funcionarão de 8 às 15 horas.
 
Índices
 
A vacina contra a gripe evita doenças graves, internações ou mesmo óbitos causados por complicações associadas à doença. Segundo dados do Ministério da Saúde, a imunização pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% os índices de mortalidade. A vacina é constituída por vírus inativados, que não causam a doença. No entanto, portadores de doenças neurológicas, pessoas febris e com histórico de alergia grave relacionada a ovos e de reação a doses anteriores devem consultar um médico antes de tomar a vacina.
 
Transmissão
 
A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados quando estes entram em contato com mucosas (boca, olhos e nariz);.
 
Cuidados simples como lavar as mãos várias vezes ao dia, cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar, evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal são medidas que ajudam a evitar a doença. Em caso de gripe, principalmente em crianças e idosos, a orientação, mesmo para as pessoas já vacinadas, é procurar rapidamente uma unidade de saúde.
 
 
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Anchieta
(28);3536-1785
www.anchieta.es.gov.br
www.facebook.com/prefeituradeanchieta
assessoriaanchieta@gmail.com