Prefeitura Municipal de Anchieta

Com fim do defeso, cata de caranguejo está liberada

Apesar da liberação, a cata só é permitida de forma artesanal, e não em redinhas, alerta Sandro Florentino

| Autor

[foto1][foto3][foto2]A cata e a venda de caranguejo estão liberadas desde a última quarta-feira (23);, quando foi encerrado o período da andada, ou defeso, cujo objetivo é garantir a procriação da espécie. É nesta época que o crustáceo sai das tocas para desova ou acasalamento, tornando mais fácil a sua captura.
 
Mesmo com a liberação, a Prefeitura de Anchieta, por meio da Brigada Ambiental, faz um alerta: “A cata do caranguejo fora dos períodos de andada só é permitida de forma artesanal, e não em redinhas”, orienta Sandro Florentino, integrante da Brigada.
 
Segundo ele, muitos ainda descumprem a lei. Durante a proibição cerca de 400 caranguejos foram apreendidos.  E nas vistorias os fiscais também conseguiram resgatar outro tipo de crustáceo: o goiamum, cuja cata é proibida durante todo o ano por estar em risco de extinção. 
 
“Nos dias 14 e 15 de abril, por exemplo, pegamos pessoas com diversos goiamuns. Essa espécie está em vias de extinção e em nenhum momento pode ser capturada. Os catadores foram multados e ainda perderam benefícios de remuneração”, disse Sandro Florentino.
 
Este ano a Brigada e a Guarda Ambiental de Anchieta, com apoio do  Ibama, monitoraram os mangues do município por terra e mar. Além disso, os pontos de venda de caranguejo foram fiscalizados para garantir o cumprimento da Lei.
 
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Anchieta
(28);3536-1785
www.anchieta.es.gov.br
www.facebook.com/prefeituradeanchieta
assessoriaanchieta@gmail.com