Notícias

Prefeitura Municipal de Anchieta
Santificação eleva número de visitas ao Museu de Anchieta
Em abril último foram mais de duas mil visitas, um aumento de 50% em relação ao ano passado
| Autor
[foto1][foto2][foto4][foto5][foto3]O Museu Nacional de Anchieta, criado em 1965 para preservar imagens e objetos litúrgicos, se tornou um dos pontos turísticos mais visitados do município. Em abril, com a canonização de São José de Anchieta, mais de duas mil pessoas visitaram o local, significando um aumento de cerca de 50% se comparado ao mesmo mês do ano passado.
Durante a visita as pessoas fazem um passeio pela história, arte e beleza que encanta a todos. Os visitantes têm oportunidade de apreciar objetos históricos, como móveis antigos que pertenceram ao padre Anchieta, peças arqueológicas e a relíquia de um de seus ossos (tíbia);, entre outros materiais.
“Visitantes de outros Estados, como Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo, têm marcado presença no local para conhecer melhor a vida do Santo, pois foi aqui no município ele viveu e morreu”, comentou o historiador da Prefeitura, Marcelo negrão.
Destaca-se que o museu, que fica anexo à Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção, funciona de segunda-feira a domingo, das 8 às 17 horas. A Igreja, outro monumento importante de Anchieta e uma das mais antigas do Brasil, também é uma ótima opção para quem gosta de história e religiosidade. Junto com o museu a Igreja forma o Santuário Padre José de Anchieta.
Salas
A primeira sala do museu conta com um acervo de arte sacra referente a várias épocas. A sala 2 refere-se à arqueologia tanto do Santuário quanto do pátio interno da Residência dos Jesuítas, onde foram enterrados restos mortais dos habitantes da antiga Vila de Benevente, na segunda metade do século 19.
Denominada Padre Anchieta, na Sala 3 é possível conferir o material do Santo: sua história, suas obras, sua personalidade, bem como documentos do seu processo de canonização e homenagens feitas a ele, como uma placa confeccionada pela colônia espanhola do Rio de Janeiro.
São José de Anchieta
José de Anchieta nasceu em 19 de março de 1534 em Tenerife, nas Ilhas Canárias, na Espanha. Era primo do fundador da Companhia de Jesus, Santo Inácio de Loyola, onde ingressou em 1551. Chegou ao Brasil em 1553, aos 19 anos, por iniciativa do Padre Manuel da Nóbrega, que precisava de reforço para a evangelização no País.
No Brasil José de Anchieta percorreu vários Estados, como Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo. O jovem jesuíta catequizou índios, fundou e construiu povoados, colégios e igrejas. Também lutou contra invasores franceses no Espírito Santo e fundou e dirigiu o Colégio dos Jesuítas em Vitória, denominado São Thiago, atual Palácio Anchieta, sede do Governo do Estado.
Serviço:
Museu Nacional de Anchieta
Endereço: Praça Padre Anchieta, Centro de Anchieta
Funcionamento: de segunda a domingo, das 8 às 17 horas
Valor da visita: R$2,00
Interessados em agendar visitas monitoradas para escolas e grupos devem entrar em contato pelos telefones (28); 3536-2325 ou (27); 998757404.
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Anchieta
(28);3536-1785
www.anchieta.es.gov.br
www.facebook.com/prefeituradeanchieta
assessoriaanchieta@gmail.com