Prefeitura Municipal de Anchieta

Unidades de Saúde terão palestras no Dia Mundial sem Tabaco

A Interferência da Indústria do Tabaco será tema das palestras no dia 31 de maio

| Autor

[foto1]Em 31 de maio é celebrado o Dia Mundial Sem Tabaco, data criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS);, em 1987. A Prefeitura Municipal de Anchieta, por meio da Secretaria de Saúde e em parceria com o Núcleo de Apoio à saúde da Família (NASF); de Anchieta, através do Programa Tô Bacana, realizará palestras em todas as unidades de saúde do município. Este ano, o tema escolhido é “A Interferência da Indústria do Tabaco”.
 
A equipe multidisciplinar do Nasf, composta por assistente social, psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta e terapeuta ocupacional fazem palestras durante todo o ano nas unidades de saúde no município, principalmente no interior e , no dia do combate ao tabaco estas palestras serão intensificadas.
 
Através do inovador Programa Tô Bacana, desenvolvido pelo NASF, a população é conscientizada sobre os malefícios do tabaco. Os interessados em parar de fumar e adotar hábitos saudáveis de vida recebem orientação e ajuda para  abandonar o fumo.
 
O prefeito Marquinhos ressalta a importância que a administração tem dado ao tema: “ A saúde, assim como a educação tem sido prioridade em nossa administração e a maioria das ações que estão sendo desenvolvidas nestas pastas são propostas que constam em nosso plano de governo. Combater não apenas o tabaco, mas, também o álcool e a dependência química é um trabalho constante e por isso a administração estará sempre apoiando as iniciativas da Secretaria de Saúde para garantir a melhor qualidade de vida para os anchietenses”, disse o prefeito.
 
Para o secretário de Saúde Deivis Guimarães, que é ex-fumante, a busca por uma vida saudável tem como principal barreira a decisão pessoal: “ É importante lembrar que qualidade de vida implica também em adotar novos hábitos diários, como o não uso do álcool, alimentação equilibrada e a prática de exercícios físicos. Ao decidir parar de fumar, optei por uma vida melhor”, disse o secretário.
 
Os dados do tabaco
 
Segundo pesquisa feita em 2008 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); e pelo Ministério da Saúde, em parceria com o Instituto do Câncer (Inca);, Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS); e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa);, aproximadamente 25 milhões de brasileiros com mais de 15 anos fumavam derivados de tabaco. Apesar de 93% dos fumantes declararem ter ciência dos males do fumo e 67% ter percebido campanhas antitabaco nos meios de comunicação, apenas 52% tinham planos de parar e só 7% queriam por a ideia em prática no mês seguinte à pesquisa. Entre o total de fumantes, cerca de 85% consumiam tabaco diariamente, sendo que 33% fumavam, em média, de 15 a 24 cigarros por dia.
 
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Anchieta
(28);3536-1785
www.anchieta.es.gov.br
www.facebook.com/prefeituradeanchieta
assessoriaanchieta@gmail.com