Prefeitura Municipal de Anchieta

Anchieta é referência em atendimento de fisioterapia

Proporcionalmente, é o município capixaba com o maior número de fisioterapeutas

| Autor

[foto1]Anchieta tem se destacado no cenário estadual como referência em saúde pública. O município, que passa por uma reformulação em todas as áreas, vem apresentando excelentes resultados em saúde e alcançando as metas pactuadas pelo Governo Federal em números de atendimentos e procedimentos.
 
Uma das especialidades que mais tem se destacado é a fisioterapia. Com 18 fisioterapeutas em atuação na Secretaria Municipal de Saúde, Anchieta é hoje referência estadual nesta especialidade.
 
De acordo com a Secretaria, no primeiro quadrimestre de 2014 foram efetuados 3207 procedimentos de fisioterapia, o que representa um aumento de 26,85% no atendimento desta especialidade em relação ao ano passado.
 
Proporcionalmente, Anchieta é o município capixaba com o maior número de fisioterapeutas. Este quantitativo deve-se principalmente ao Programa de Assistência Domiciliar (PAD);, do Programa Mais Saúde, implantado em 2013.
 
“Detectamos a necessidade de humanizar o atendimento e melhorar a assistência aos idosos, às pessoas acamadas e aos que residem em comunidades mais afastadas. Reformular os serviços de saúde pública é um compromisso firmado no plano de governo da administração e ainda temos muito por fazer”, afirmou o prefeito Marquinhos.
 
Agenda Programada
 
A Secretaria de Saúde tem investido em capacitação e novas tecnologias para alcançar excelência em todos os níveis de atendimento. Servidores do Centro de Especialidades Unificadas são constantemente preparados para prestar o melhor atendimento aos usuários.
 
Cada unidade de Estratégia de Saúde da Família tem um fisioterapeuta, o que facilita as avaliações e o acesso dos munícipes ao tratamento.
 
Com a Agenda Programada, implantada no primeiro ano de gestão, a população já não precisa enfrentar filas e aguardar muito tempo pelo atendimento. “Acabar com as filas de espera foi uma vitória do usuário, pois ele recebe atendimento com hora marcada, mais rápido e descomplicado”, afirma o secretário Deivis Guimarães.
 
Como funciona:

O usuário deve solicitar o atendimento diretamente em sua unidade de saúde, que, mediante o encaminhamento médico, entra em contato com o Centro de Especialidades Unificadas e marca a consulta. A unidade de saúde entra em contato com o paciente avisando a data agendada.
 
Atendimento domiciliar

Os idosos e pacientes acamados não precisam sair de casa para receber atendimento fisioterápico. As unidades de saúde nas comunidades disponibilizam fisioterapeuta para atender ao usuário em domicílio.
 
Para ser atendido em casa basta fazer o pedido na unidade de saúde da região onde reside e a própria unidade providencia o deslocamento do fisioterapeuta até o paciente, garantindo-lhe mais conforto e dignidade.
 
E vai ficar melhor

De acordo com o secretário Deivis Guimarães, está sendo desenvolvido um projeto para a construção do Centro de Fisioterapia Especializada e Doenças Neurológicas de Anchieta.
Será o primeiro do Espírito Santo e o segundo do Brasil. Atualmente, apenas o Hospital Sarah Kubistchek, em Brasília, tem essa unidade.
 
O imóvel será anexo à Secretaria de Saúde e contará com piscina aquecida e equipamentos essenciais para um atendimento de última geração aos usuários.
 
“Somos referência em fisioterapia pública municipal no Estado. Com o novo Centro, daremos o primeiro passo para nos tornar referência nacional em atendimento nesta especialidade”, disse Deivis.

 
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Anchieta
(28);3536-1785
www.anchieta.es.gov.br
www.facebook.com/prefeituradeanchieta
assessoriaanchieta@gmail.com