Prefeitura Municipal de Anchieta

Alunos do projeto Esporte Total receberão novos equipamentos

Ciclistas vão receber computadores digitais e caixa de ferramentas para as bicicletas

| Autor

[foto1][foto2][foto4][foto5][foto3]Os alunos do projeto Esporte Total Anchieta, da modalidade ciclismo, estão prestes a ganhar computadores digitais para as bicicletas de competição e caixas de ferramentas especiais. Os equipamentos já foram licitados pela Prefeitura de Anchieta, por meio da Secretaria de Esportes, Juventude e Lazer Comunitário e devem chegar ao Município ainda este mês.

Além das onze bicicletas de competição e dez óculos que foram adquiridos recentemente, pelo Município, e já estão sendo usados pelos atletas do Projeto, a aquisição dos computadores digitais também vão auxiliar nos treinos. As máquinas serão afixadas nas bicicletas e marcarão, por exemplo, o ritmo e a frequência cardíaca dos esportistas, a velocidade da bike e, inclusive, a distância percorrida pelo ciclista, através de um GPS.

Já as caixas de ferramentas possuem itens para serem usadas no dia a dia dos esportistas e que ajudam na solução de problemas simples com a bicicleta como, por exemplo, retirar e apertar o raio.

“Anchieta está à frente no ciclismo aqui no Estado e o Esporte Total é um projeto pioneiro. A prática esportiva é uma ferramenta que afasta as crianças e os jovens da marginalidade. Por isso, a Administração Pública faz questão de investir em novos equipamentos", enfatiza o prefeito Marquinhos.

Os 19 atletas do projeto Esporte Total, que fazem parte das categorias de 12 a 17 anos, já foram beneficiados anteriormente com uniforme completo, que conta com blusa, bermuda e sapatilha específica para a prática do ciclismo, bem como rolos livres e fixos, que auxiliam nos treinos; pneus reservas e bombas de ar profissional que calibram até 160 libras, além de equipamentos de segurança como capacete, óculos e luva.
 
Equipamentos estes de primeira linha, como é o caso dos óculos, que possuem quatro lentes e que, durante as competições, ajudam a proteger os olhos dos alunos de chuva, da alta luminosidade e de lama na pista.

“Amo o ciclismo! E para continuar treinando preciso tirar notas boas e ser obediente. Meus pais me incentivam demais a continuar a pedalar e a não sair do projeto”, disse o aluno Henrique Sá, de 13 anos, morador do bairro Justiça I.

Jhon Wesley, aluno do projeto há quase um ano, quer seguir a carreira do pai, que também é ciclista. “Gosto do projeto, pois os professores também ensinam coisas que vão além do esporte, como ter respeito ao próximo, não falar mal das pessoas, tratar bem os amigos. Somos um grupo unido e queremos representar bem a nossa cidade”, comentou o atleta.

O professor técnico de ciclismo, Aloyr da Silva Gomes, enfatiza a importância do esporte para a vida dos jovens e crianças. “Qualquer projeto envolvendo esporte é importante para eles, pois ajuda na disciplina, equilíbrio emocional e a questão do trabalho em grupo. Uma equipe de ciclismo trabalha às vezes com 5 a 6 pessoas para que apenas um possa ganhar”, explicou.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Anchieta
(28);3536-1785
www.anchieta.es.gov.br
www.facebook.com/prefeituradeanchieta
assessoriaanchieta@gmail.com