Prefeitura Municipal de Anchieta

Projeto-piloto DESAGRO iniciará mais uma etapa em Anchieta

A iniciativa visa incentivar produtores locais a cultivar produtos específicos para empresas da Cidade

| Autor

[foto1]A Prefeitura de Anchieta, através da Secretaria Municipal de Integração Econômica e  Regional está prestes a colocar em prática mais uma etapa do projeto DESAGRO ( Desenvolvimento Econômico com Agricultura);, que visa incentivar o desenvolvimento da agricultura local. O projeto-piloto vem sendo desenvolvido em Anchieta (na cidade); com produtores locais e chegou a concorrer como finalista do Prêmio SEBRAE 2014 na categoria “Novos Projetos”.
 
Com um formato inovador, a iniciativa prevê que agricultores anchietenses cultivem produtos específicos de interesse das empresas locais, como restaurantes e hotéis evitando assim que sejam comprados fora do Município. Para isso um estudo identificou a demanda destes estabelecimentos e concluiu que em Anchieta existe déficit de produção de hortaliças em geral.
 
Segundo o secretário da pasta, Daziomar Nogueira, atualmente cinco agricultores estão no projeto-piloto e vão cultivar os produtos para nove restaurantes da cidade.
 
“No DESAGRO a Prefeitura faz o papel de intermediário na negociação. Já identificamos a demanda, que atualmente é de hortaliças. Procuramos as empresas e apresentamos a ideia. Essas empresas se comprometeram em comprar desses produtores, que por sua vez vão produzir especificamente para esses locais”, afirmou Daziomar.
 
Depois de levantar a demanda e identificar os produtores interessados em participar, coube ao Município definir o tipo de cultura que caberia a cada um cultivar e, além disso, sementes e adubos vão ser subsidiados.
 
“O objetivo é fazer com que a produção local seja atrativa para o comprador e subsidiando alguns itens, conseguimos baratear os custos e consequentemente repassar esse produto mais barato para as empresas”.
 
Os agricultores vão contar com duas outras facilidades: o plantio será acompanhado por técnicos e o transporte da produção será feito pelo Município.
 
“A previsão é de que em julho o plantio seja iniciado. Durante todo o processo nós vamos acompanhar o produtor e fazer com que esses produtos sejam entregues em porta. No mês de julho, do ano que vem, se tudo estiver dando certo vamos expandir a ideia para todo o Município. Hoje temos cerca de 80 estabelecimentos que podem absorver a produção local, e com isso gerar renda e desenvolvimento para nossa economia” finalizou o Secretário.
 
 
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Anchieta
(28);3536-1785
www.anchieta.es.gov.br
www.facebook.com/prefeituradeanchieta
assessoriaanchieta@gmail.com