Notícias

Prefeitura Municipal de Anchieta
Prefeitura entrega moradias populares em quatro bairros do Município
Moradores de São Lourenço, São Mateus, Dois Irmãos de Olivânia e Duas Barras realizaram sonho da casa própria.
| Autor
[foto1][foto2][foto3][foto4][foto5][foto6][foto7][foto8][foto9][foto10][foto11][foto12]A Prefeitura de Anchieta, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou a entrega de mais quatro moradias populares. Foi dois dias de visitas aos bairros São Lourenço, São Mateus, Dois Irmãos de Olivânia e Duas Barras, onde famílias anchietenses, depois de anos de espera, puderam realizar um sonho: “ter a casa própria”.
As primeiras entregas aconteceram na sexta-feira (13); em São Lourenço e São Mateus. O falecimento de uma tia impediu, de última hora, a presença do Prefeito na cerimônia, mas o Chefe do Executivo Municipal foi representado pela primeira-dama e secretária Municipal de Assistência Social, Márcia Cypriano.
A chuva que caia no momento da entrega e a ausência do Prefeito não desanimou a auxiliar de serviços gerais, Elvina dos Santos, que recebeu a equipe administrativa da Prefeitura com um delicioso lanche.
“Eu morava em uma casa que foi interditada pela Defesa Civil porque estava sendo destruída pelos cupins. Há cinco anos que eu espero para ter de volta a minha casinha reconstruída. Agradeço primeiro a Deus, depois ao meu Prefeito Marquinhos, que realizou o sonho da minha vida”, emocionou-se Elvina.
O lavrador Almir Alves, morador de São Lourenço, foi outro anchietense que concretizou um sonho de vida. Com uma filha recém-nascida ele comemorava a entrega da casa nova em dose dupla.
“São quatro anos de espera e uma vida morando apertado em uma casa que estava caindo. A casa nova chega em um momento de muita felicidade, que é no nascimento da minha filhinha. Vamos poder dar um pouco mais de conforto pra ela e isso eu não tenho como agradecer ao Prefeito de Anchieta”, comemorou o lavrador.
Esta semana começou com mais duas entregas, novamente em bairros rurais de Anchieta. Na segunda (16);, o Prefeito Municipal e equipe de governo foram até Duas Barras, onde o primeiro contemplado é pai de três filhos pequenos, trabalha em uma fazenda, onde morava em uma casa cedida pelo patrão. Edivânio de Oliveira esperou oito anos pela residência própria.
“É meu presente de aniversário. O melhor que eu poderia ter recebido”. Foram as palavras do Sr. Edivânio, que recebeu das mãos do Prefeito a chave da casa de dois quartos, com 38 m².
A segunda casa foi entregue à Diana na comunidade de Dois Irmãos de Olivânia. Após três anos de espera, a dona de casa ganhou moradia nova, construída no terreno dos pais, com quem residia, juntamente, com as quatro filhas pequenas. “Agora posso dar um lar às minhas filhas. É a nossa vida que recomeça”, disse Diana.
“Não nos preocupamos apenas em dar o teto aos anchietenses. Queremos dar toda a estrutura de uma vida digna a cada morador do nosso Município. Ao sair daqui iremos ao Infocentro entregar certificado a mais de 80 alunos do curso de informática. Apesar de todas as obras realizadas, o maior feito de um administrador é investir na qualidade de vida das pessoas. Entregamos casas e também capacitamos nossos munícipes para que sustentem seus lares. Isto sim é ter dignidade”, afirmou o prefeito Marquinhos.
A secretária de Assistência Social, Marcia Cypriano, fez questão de ressaltar que a casa própria é o bem mais importante que uma família pode adquirir. “É a dignidade das pessoas que está em jogo. Estamos resgatando os cadastros mais antigos, mas, também, observando a necessidade de cada família inscrita”, afirmou a Secretária que também disse: “eu poderia dizer que a sensação é de dever cumprido, mas não é, porque o trabalho não para por aqui. O projeto do Governo Municipal é entregar 500 casas por ano”.
As unidades entregues na segunda-feira (16); são compostas de dois quartos (o número depende do tamanho da família que vai morar na residência);, sala, cozinha, banheiro, área externa e telhado colonial forrado. Além da construção das residências, cada família teve opção de escolher até quatro itens, entre móveis e eletrodomésticos essenciais para as moradias.
As famílias que receberam os novos imóveis foram escolhidas conforme critérios exigidos pela política habitacional do Município, entre eles: ter renda de até três salários mínimos e ser morador de Anchieta há mais de cinco anos. As casas populares são construídas com recursos da Secretaria de Infraestrutura de Anchieta.
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Anchieta
(28); 3536-1785
www.anchieta.es.gov.br
www.facebook.com/prefeituradeanchieta
assessoriaanchieta@gmail.com