Prefeitura Municipal de Anchieta

Passos de Anchieta emociona em sua 17º edição

A chegada dos andarilhos ao Santuário foi marcada por uma super recepção

| Autor

[foto7][foto8][foto9][foto4][foto1][foto2][foto5][foto6][foto3][foto10]“São chuvas de bênçãos que São José De Anchieta enviou para nos saudar”, disse emocionada a andarilha Maria das Graças Torres Bueno, 69, da Caravana de Rio das Ostras (RJ);, durante a Caminhada Os Passos de Anchieta, que aconteceu entre os dias 19 e 22 de junho e levou uma verdadeira demonstração de fé, força e determinação aos que acompanharam os romeiros que saíram da Catedral de Vitória com destino à Anchieta.
 
Mais de quatro mil pessoas de todas as partes do Brasil e do exterior madrugaram na Catedral de Vitória para assistir a missa e receber a bênção campal que, todos os anos, marcaram o início da peregrinação de quatro dias, em que 100 km são percorridos da Capital até Anchieta, que foi representada pelo prefeito Marcus Assad e o secretariado municipal.
 
De acordo com a Secretaria de Turismo, Comércio e Empreendedorismo de Anchieta (Seturce);, esta edição do evento teve um significativo aumento no número de participantes devido à santificação de Anchieta, que aconteceu em abril : “ Muitas pessoas alegaram que participaram pela primeira vez devido à canonização”, disse Balbina Fontes, coordenadora de turismo.
 
Estrutura
 
A Prefeitura Municipal, por meio de suas secretarias preparou um esquema especial para acompanhar os andarilhos durante todo o trajeto. O deslocamento até a Capital foi realizado por um ônibus saindo da Praia Central às 5 horas e retornando às 14 horas da Barra do Jucu com os romeiros que cumpriram o primeiro dia de caminhada.
 
O suporte começou a partir de Meaípe, de onde a Guarda Civil Municipal  e ambulâncias da Secretaria de Saúde monitoravam os caminhantes até sua chegada no Adro da Matriz de Nossa Senhora da Assunção.
 
Nas comunidades de Mãe Bá, Ubu, Parati, Guanabara e castelhanos até a chegada em Anchieta, pontos de apoio foram montados nas escolas municipais, onde eram ofertados frutas e água. Durante o descanso, fisioterapeutas promoviam massagens e alongamentos.
 
Carinho dos anchietenses emociona andarilhos e espectadores
 
Um show a parte! É como pode ser descrita a receptividade aos andarilhos pelos moradores das comunidades anchietenses por onde passava a caminhada. Alunos das escolas locais presenteavam os andarilhos com lembrancinhas da caminhada confeccionadas em sala de aula.
 
Um dos pontos altos da chegada foi a réplica da Matriz de Nossa Senhora da Assunção, montada na Praia Central. O trabalho que impressionou a todos foi confeccionado pela Escola Dulcineia Silva Lyrio Rupf de Ponta dos Castelhanos.
 
Os alunos de altas habilidades do Centro de Referência de Atendimento (CRAAE); também recepcionaram os andarilhos oferecendo mais de 100 porta copos em jornal reciclado, confeccionados pelos próprios meninos e meninas atendidos pelo órgão.
 
A chegada à Matriz foi repleta de surpresas e emoções. Várias apresentações marcaram o encerramento da caminhada que este ano teve um sabor especial devido à canonização.
 
A SETURCE , juntamente com alunos da Eftur ofereceram uma belíssima mesa de frutas e água. A banda de congo Sol e Lua, de São Mateus, recebeu os andarilhos, seguida da apresentação da Fanfarra Municipal e apresentações das escolas. Para fechar com chave de ouro, o Coral Viva Voz e alunos da Oficina de Violão do Centro Cultural apresentaram o deslumbrante show de sempre.
 
A cobertura fotográfica completa está disponível na página da Prefeitura no Facebook
 
 
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Anchieta
(28);3536-1785
www.anchieta.es.gov.br
www.facebook.com/prefeituradeanchieta
assessoriaanchieta@gmail.com