Prefeitura Municipal de Anchieta

Transporte de pacientes em Anchieta é aprovado por 84% de usuários

Frota moderna e equipada, kit lanche e cobertura em todo o interior leva dignidade, conforto e segurança aos pacientes

| Autor

[foto1]O Sistema de Saúde de Anchieta está passando por uma verdadeira reformulação. O secretário de Saúde, Deivis Guimarães, juntamente com o prefeito Marcus Assad estudam as necessidades da pasta, desde 2013, o objetivo é fazer um raios-X das carências e identificar necessidades para investimento na  área.
 
Neste contexto, alguns graves problemas do Município já são coisas do passado: o sistema de transporte de pessoas, por exemplo, não existia e hoje além de ser uma realidade passou a ser referência em todo o Estado, com frota nova, atendimento global e alimentação para os pacientes transportados para fora de Anchieta.
 
Anchieta possui 24 mil habitantes distribuídos em 44 comunidades, em maioria, afastada do centro da Cidade. A imensa demanda, durante anos, foi atendida por 32 veículos com equipamentos obsoletos.  Além da precariedade, os usuários aguardavam vários dias pelo transporte, uma vez que não havia automóveis suficientes para atendimento diário a todos os locais.
 
Para os pacientes que necessitavam de deslocamento para fora do Município, o suplício começava ao acordar de madrugada para pegar a estrada e, na maioria das vezes, sem condições de se alimentar durante a longa espera nos locais de atendimento.
 
“Era um sofrimento! A gente ficava um dia inteiro em Vitória ou em Cachoeiro esperando atendimento. Às vezes, não tínhamos dinheiro para comprar um lanche. Era muito difícil”. Relata Maria da Penha Lorencini, (55);, moradora de Dois Irmãos de Olivânia.
 
Mais Saúde humaniza atendimento a usuários do SUS
 
O Programa Mais Saúde, implantado pela atual Gestão Municipal, trouxe uma nova era para os usuários do transporte sanitário:
 
- A nova e moderna frota de veículos é composta por 50 automóveis, amplamente equipados e com funcionários treinados para atender a qualquer tipo de chamado, em todas as localidades do Município.
 
- Para quem é atendido fora do Município é oferecido o kit lanche, composto por sanduíche, suco e fruta, evitando gastos do paciente, que muitas vezes não tem condições de se alimentar durante a viagem.
 
- Pacientes que necessitam de fisioterapia, idosos e acamados também são atendidos em domicílio, diariamente pelas ambulâncias.
 
Os números comprovam
 
No primeiro quadrimestre deste ano, 4.365 pacientes foram atendidos, fora de Anchieta, graças ao novo sistema de transporte sanitário. Foram 2057 pessoas atendidas a mais, comparado a 2013. Neste período, 2.678 unidades de kit lanche foram distribuídos.
 
E se no primeiro quadrimestre de 2013 apenas 65 pessoas foram transportadas, os primeiros quatro meses de 2014, 574 pacientes foram atendidos em deslocamentos dentro do município. O que equivale a um aumento de 88%.
 
Para exemplificar a amplitude do serviço, em comunidades mais afastadas como Olivânia foram atendidas 576 pacientes apenas no mês de abril. Em Itajobaia, outra localidade distante da Sede, 530 atendimentos foram efetuados pelo transporte sanitário.
 
Ouvir a população é essencial para um serviço cada vez melhor
 
Preocupada em atender cada vez melhor os usuários, a Secretaria Municipal de Saúde realizou uma pesquisa para conferir o grau de satisfação dos anchietenses, bem como detectar necessidades em relação ao transporte de pacientes dentro e fora do Município.
 
Os munícipes foram ouvidos entre os dias 19 de maio e 11 de junho em diversas comunidades locais. A pesquisa apresenta um balanço das atividades produtivas do setor de transporte da Saúde no primeiro quadrimestre.
 
O balanço apontou dados interessantes, como pacientes que são atendidos até três vezes por semana. Entre os entrevistados, 84% declarou estar satisfeito com desempenho das vans.
 
“Estou muito feliz por não precisar mais pagar a passagem para minhas consultas com o neurologista. É uma economia grande para quem precisa se tratar”, declarou José Raimundo Lyrio, (49); morador de Goembê.
 
Para o secretário de Saúde a satisfação comprovada, dos usuários do serviço, é o que aumenta a motivação para continuar transformando a Saúde do anchietense.
 
“É motivo de muita alegria para nós, que trabalhamos na pasta. Nossa preocupação em garantir serviços de alta qualidade, com carros novos e confortáveis e implantar novas linhas em todo o interior. Ousamos e enfrentamos resistências ao adquirir uma nova frota e é grande a sua importância. É através dela que dezenas de vidas são poupadas todos os dias e hoje a população não se vê mais sem este serviço”, finalizou Deivis Guimarães.
 
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Anchieta
(28);3536-1785
www.anchieta.es.gov.br
www.facebook.com/prefeituradeanchieta
assessoriaanchieta@gmail.com