Prefeitura Municipal de Anchieta

Anchieta vai realizar eleição para membros do Conselho da Mulher

Na eleição cinco representantes de entidades ligadas à causa da Mulher, em Anchieta, serão eleitas para integrar o novo Conselho

| Autor

[foto1]A Prefeitura de Anchieta, por intermédio da Secretaria Municipal de Assistência Social, convida as entidades representativas da Sociedade Civil a participarem do processo eleitoral com o objetivo de formar o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDMA);. A eleição será para o mandato 2014/2017 e acontecerá no dia 22 de julho. As inscrições já podem ser feitas e vão até o próximo dia 14. 
 
O COMDMA é o órgão colegiado, de um Município, que delibera e contribui na normatização e fiscalização das políticas relativas aos direitos da mulher, propondo-se a ser um centro permanente de debates entre vários setores da sociedade. 
 
"O processo eleitoral é muito importante, pois é democrático. Nesse sentido, permite que a socidedade civil se aproxime da definição das políticas para as mulheres, fazendo com que elas acompanhem de perto as ações. Isso torna o trabalho mais igualitário e fornece mais voz na luta por seus direitos", disse a secretária de Assistência Social, Márcia Cypriano.
 
Em Anchieta, de acordo com a Lei Municipal Nº 921, de 29 de abril de 2014, o processo eleitoral será regido por um edital de convocação, que prevê o preenchimento de cinco vagas, para representantes da sociedade civil. De acordo com ele poderão candidatar-se as instituições que se enquadrem nas seguintes categorias: representantes de mulheres urbanas; rurais; comunidades quilombolas; juventude feminina e associações da terceira idade. 
 
Para concorrer a uma das vagas a instituição deve levantar a documentação exigida no edital e enviar a papelada para a Casa do Conselhos da cidade, até o dia 14 deste mês. A Casa dos Conselhos de Anchieta está situada no bairro Alvorada. 
 
O processo eleitoral será composto por duas etapas: uma de habilitação das entidades, onde uma comissão especial organizadora vai analisar a documentação enviada e outra da eleição, propriamente dita, com as entidades habilitadas anteriormente. 
 
O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher será foramado exclusivamente por integrantes do sexo feminino. As componentes (titulares e suplentes);, tanto as representantes do poder público, que serão indicadas pelo Governo Municipal, quanto da sociedade civil, que serão escolhidas em processo eleitoral, vão ser empossadas no dia 12 de agosto deste ano. Na ocasião será eleita também a primeira mesa diretora da entidade.
 
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Anchieta
(28);3536-1785
www.anchieta.es.gov.br
www.facebook.com/prefeituradeanchieta
assessoriaanchieta@gmail.com