Prefeitura Municipal de Anchieta

Saúde alerta para a importância do pré-natal

Secretaria detecta um grande número de gestantes que não comparecem às consultas

| Autor

[foto1]A Prefeitura Municipal de Anchieta, por meio da Secretaria de Saúde (SEMUS); alerta as gestantes do Município sobre a importância do acompanhamento pré-natal, período em que é possível identificar e reduzir problemas que podem atingir a saúde da mãe e do bebê. De acordo com a SEMUS é grande o número de futuras mamães que não cumprem corretamente o calendário de consultas, exames e vacinas.

A SEMUS oferece às grávidas, do Município, todo o acompanhamento pactuado pelo Ministério da Saúde. O ideal é que as mães iniciem o pré-natal assim que souberem da gravidez, já que durante os nove meses da gestação as mulheres tem uma rotina pré-estabelecida que devem seguir.

São consultas mensais com o obstetra e imunizações que precisam ser feitas de acordo com a recomendação e orientação médica. Há também exames de sangue como hemograma completo, para checar se a mulher está com anemia ou infecções, glicemia, para verificar a taxa de glicose, e algumas sorologias como HIV, toxoplasmose, rubéola, citomegalovírus, sífilis e hepatite B e C, além de tapagem sanguínea, fator Rh, e exames de urina e fezes.

A gestante também tem um cronograma de ultrassonografias a seguir, que objetivam acompanhar o desenvolvimento do bebê: uma que deve ser realizada no primeiro trimestre, para avaliar o tempo de gravidez com mais precisão, outra no segundo trimestre, quando os órgãos do feto já estão formados, e a última no terceiro trimestre para acompanhar o crescimento.

Porém, apesar de ter toda essa estrutura gratuitamente à disposição, de acordo com a SEMUS, muitas grávidas deixam de fazer o acompanhamento mensal, não comparecendo às consultas marcadas ou deixando de fazer os exames solicitados e necessários.

“É de suma importância o cumprimento correto do calendário pré-natal, pois as consultas e exames permitem identificar problemas como hipertensão, anemia, infecção urinária e doenças transmissíveis, pelo sangue, de mãe para filho, como a o vírus HIV e a sífilis. Alguns desses problemas podem causar parto precoce, aborto e até trazer consequências mais sérias para a mãe ou para o seu bebê”, alerta o secretário de Saúde de Anchieta, Deivis Guimarães.

Vale lembrar ainda que, além de ficar sem o acompanhamento necessário, a gestante que faz agendamentos e não comparece, está prejudicando, também, outras grávidas do Município, que poderiam ter atendimento antecipado.

Informações sobre agendamentos de exames e consultas de pré-natal podem ser obtidas pelo telefone (28); 3536-2456.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Anchieta
(28);3536-1785
www.anchieta.es.gov.br
www.facebook.com/prefeituradeanchieta
assessoriaanchieta@gmail.com