Prefeitura Municipal de Anchieta

Meio Ambiente apreende armadilhas para captura de guaimum

Multas para quem for pego capturando o crustáceo são de e 3 e 5 mil reais

| Autor

 [foto3][foto1][foto2]A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Anchieta apreendeu no último final de semana, na unidade de conservação RDS Papagaio, na reserva Aratinga, em Três Barras, 33 armadilhas para captura de guaiamum. A ação foi realizada por uma equipe da Brigada ambiental em patrulhamento de rotina.
 
A captura e comercialização do crustáceo estão proibidas por tempo indeterminado, desde 2005, pelo Decreto estadual 1499-R, que lista também a fauna e flora ameaçadas de extinção no Espírito Santo.
 
Nas armadilhas encontradas havia oito guaimuns presos, que foram imediatamente libertados, nenhum suspeito foi localizado na região. De acordo com o coordenador da Brigada Ambiental, Sandro Florentino, as multas para cada crustáceo apreendido é de 5 mil reais a nível federal e 3 mil estadual. Ainda segundo ele, as equipes fazem rondas em vários pontos do Rio Salinas, área visada para a prática de ações predatórias.
 
Vale lembrar que os trabalhos de fiscalização e ronda pelas áreas de preservação em todo o Município são realizadas rotineiramente.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Anchieta
(28);3536-1785
www.anchieta.es.gov.br
www.facebook.com/prefeituradeanchieta
assessoriaanchieta@gmail.com