Prefeitura Municipal de Anchieta

Programa Ergovida leva prevenção e bem estar aos servidores

Programa está visitando setores da Prefeitura com o objetivo para estimular o autocuidado e identificar problemas decorrentes da execução das tarefas

| Autor

[foto1][foto2][foto3][foto4]O servidor municipal de Anchieta tem à sua disposição diversos programas voltados para a saúde e bem estar no trabalho. Além do Mexa-se, que leva atividades físicas, o Pera, que orienta a boa alimentação e a manutenção do peso, a setor de Saúde Ocupacional, órgão vinculado à Secretaria de Administração e Recursos Humanos e em parceria com o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf); promove o programa Ergovida, que leva prevenção, orientação e ginástica terapêutica aos funcionários públicos municipais.
 
O Ergovida foi implantado em março de 2014 com o objetivo de estimular os servidores a prevenir males decorrentes de má postura durante a execução das tarefas, exercícios repetitivos com o mesmo membro e outros problemas relacionados ao ambiente de trabalho.
 
O programa funciona em duas etapas: na primeira, a equipe da Saúde Ocupacional do Servidor, em conjunto com o fisioterapeuta do NASF, Fernando Dutra e o técnico em segurança do trabalho da Secretaria Municipal de Administração, Patrick Avanza visitam semanalmente cada setor da Prefeitura a fim de detectar os males laborais e orientar os servidores sobre a importância do autocuidado no ambiente de trabalho.
 
Cada semana um setor é atendido visitado de 9 às 10 horas. O objetivo é alcançar todos os setores da municipalidade.
 
Em uma segunda etapa, o servidor que já tem dores detectadas é atendido na sede do serviço de Saúde Ocupacional, onde participa da ginástica terapêutica, voltada para dores instaladas. Neste caso o trabalhador deverá se inscrever diretamente no local para realizar as atividades. O atendimento é toda quinta-feira, de 7às 9 da manhã. Já os casos mais graves são encaminhados ao Serviço de Especialidades Unificadas (CEU); para tratamento específico.
 
De acordo com a responsável pelo Ergovida, a assistente social Dayane  Magri, tem havido uma boa adesão dos servidores .“ O Ergovida foi bem aceito, tanto que atendemos de 7 a 10 servidores toda quinta-feira. É importante ressaltar que não levamos a fisioterapia para o local de trabalho e sim, a orientação e promoção do autocuidado. Fisioterapia é aplicada apenas aos casos mais graves e são direcionados ao setor específico, na Secretaria de Saúde”. 
 
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Anchieta
(28);3536-1785
www.anchieta.es.gov.br
www.facebook.com/prefeituradeanchieta
assessoriaanchieta@gmail.com