Notícias

Prefeitura Municipal de Anchieta
Escola Municipal de Anchieta ganha verba de Governo Federal
A escola Manoel de Paula Serrão participou de Confêrencia estudantil de Meio Ambiente e foi agraciada com 10 mil reais por ter apresentado trabalho sobre trânsito
| Autor
[foto1][foto2][foto3][foto4]A escola municipal Manoel de Paula Serrão foi contemplada com recursos do Governo Federal, através do Programa Dinheiro Direto na Escola- PDE Escolas Sustentáveis. A verba de 10 mil reais será repassada direto para escola devido à participação dos estudantes na IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, que aconteceu em 2013. Na manhã de quinta (31); dois alunos responsáveis pela elaboração do Projeto “Segurança no Trânsito”, enviado a Brasília, e apresentado nesse evento, visitaram a Prefeitura para apresentar o trabalho ganhador ao Prefeito Municipal, confirmar o repasse do aporte e informar como será a utilização da verba.
Durante a visita os alunos Frederico de Jesus (12); e João Victor Viana (12);, ambos do 8ª ano do Ensino Fundamental, acompanhados da diretora da escola, Jaqueline Surrad e da professora de Ciências, Denise de Almeida, presentearam o Prefeito Marcus Assad com uma camisa da Conferência e fizeram questão de explicar sobre o conteúdo do trabalho sobre trânsito.
“Elaboramos um trabalho sobre segurança no trânsito para o Trevo do Filicindo em Iriri. O local é passagem para muitos alunos da escola e responsável por uma grande ocorrência de acidentes. O Projeto contemplaria a construção de uma passarela, instalação de redutores de velocidade, placas de sinalização e faixas de pedestres”, explicou o estudante Frederico.
De acordo com o programa PDE as unidades escolares municipais que participassem da Conferência seriam agraciadas com verbas variáveis entre R$8 mil e R$14 mil, que visam à promoção de processos pedagógicos que favoreçam a construção de valores sociais, conhecimentos, habilidades e atitudes voltadas para a conquista da sustentabilidade socioambiental e a melhoria da qualidade de vida no âmbito escolar.
O valor de 10 mil reais destinados a Anchieta será depositado diretamente na conta corrente da escola, aberta especificamente para esse fim. Além disso, os estudantes serão os responsáveis por definir como a verba será gasta.
“É uma verba bem vinda e de total interação entre os estudantes e a comunidade escolar, já que eles são os responsáveis por decidir o que será comprado ou onde será investido. Isso trás uma visão mais real de necessidades, prioridades e trabalho em conjunto, pois terão que decidir entre eles no que será investido”, afirmou o prefeito Marcus Assad.
Do total de investimentos, 70% dos recursos podem ser empregados na contratação de mão de obra para execução de reparos ou pequenas ampliações, cobertura de outras despesas que favoreçam a manutenção e conservação das instalações da unidade de ensino. Os outros 30% devem ser aplicados em bens duráveis, como mobiliário, computadores, jogos educativos, entre outros. Vale ressaltar que tudo que for comprado deve constar em nota fiscal, acompanhada de três orçamentos prévios. O programa prevê ainda que após a finalização de todo o processo de compras os estudantes vão ter que prestar contas dos gastos para o Governo Federal e, para o Prefeito Municipal de Anchieta.
Os alunos aproveitaram o encontro para pedir a atual administração que coloque em prática o projeto de revitalização do Trevo de Iriri e receberam a notícia de que a Prefeitura firmou convênio com o Governo Estadual, que prevê estas obras.
“Tudo que consta no Projeto dos estudantes deve ser feito nas obras que já estão previstas pelo Governo do Estado, mas nós garantimos que se algo ficar de fora a Prefeitura fará, já que aquele Trevo já era uma preocupação desta gestão”, prometeu Marcos Assad.
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Anchieta
(28);3536-1785
www.anchieta.es.gov.br
www.facebook.com/prefeituradeanchieta
assessoriaanchieta@gmail.com