Prefeitura Municipal de Anchieta

Assistência Social realiza Seminário sobre o Bolsa Família

Cerca de 150 servidores que trabalham no Programa em Anchieta participaram do evento

| Autor

[foto3][foto1][foto4][foto2][foto5][foto6][foto7][foto8][foto9][foto10][foto11]Durante toda a quarta-feira (06);, profissionais das Secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação que trabalham diretamente com o Programa Bolsa Família em Anchieta, se reuniram para participar do 1º Seminário Municipal Intersetorial do Programa. O evento foi organizado pela Prefeitura Municipal, por meio da pasta da Assistência Social e realizado no auditório da Prefeitura.

Antes do início dos trabalhos, os participantes interagiram em um delicioso café da manhã ao som de saxofone. O Seminário, que objetivou integrar os setores para facilitar a troca de informações relacionadas ao Programa, contou com a participação de Secretários Municipais e de representantes da Secretaria de Estado da Assistência Social, da Saúde e da Educação e de 150 servidores de Anchieta.
 
Em sua fala, a Secretária de Assistência Social do Município, Márcia Cypriano, fez questão de citar exemplos de programas de transferência de renda pelo mundo e comparar com o desenvolvido no Brasil, que é considerado modelo para outros países. Além disso, ela chamou a atenção dos profissionais com relação ao compromisso dos mesmos para com cada família beneficiada.
 
“Nós somos multiplicadores de esclarecimentos sobre o Programa. Temos que levar informações para estas famílias. A perda do benefício não é um problema só dos beneficiados, mas de cada um de nós, que trabalhamos com isso. É nossa obrigação incentivar o cumprimento de todas as condicionalidades, daí a importância de estarmos alinhando as nossas ações para uma melhor prestação de serviço”, disse.
 
No total foram oito horas de palestras e amplos debates. A primeira palestrante explicou justamente o que é o Bolsa Família, um programa de transferência de renda que garante o direito humano à alimentação adequada, à educação e à saúde.
 
"Além de saber o que é o Programa, o evento também discutiu as responsabilidades de cada ente federado, como a União, Estado e Município. “O servidor precisa conhecer ainda a importância do Cadastro Único, que não é apenas um instrumento do Bolsa família, mas também beneficia as famílias em outros programas sociais”, explicou Edilene Santana Machado, representante da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos.
 
 Acesso das famílias ao benefício exige cumprimento de condicionalidades
 
Após a explicação sobre o Programa foram realizadas mais duas palestras sobre as condicionalidades da Saúde e da Educação, que devem ser cumpridas para que uma família receba o benefício mensalmente.
 
O Coordenador Estadual do Bolsa Família na Saúde, Renato Carpanedo, explicou o que são e quais são as responsabilidades dos profissionais da área junto as famílias e enfatizou que o objetivo do Programa é atender cada vez mais famílias.
 
“Nós temos que entender que fazemos parte de tudo que diz respeito ao Programa, seja ele um contexto de sucesso ou de fracasso. Por ser intersetorial, muitas vezes os agentes envolvidos ficam esperando a ação do outro e quando isso acontece a gente perde, o Município perde e principalmente a família que precisa perde”, afirmou o Coordenador.
 
Logo em seguida foi a vez das condicionalidades da Educação serem abordadas. A coordenadora Estadual do Programa na área, Regina Helena Ximenes, ressaltou a importância no que diz respeito à frequência escolar do aluno para a garantia do benefício e salientou que os profissionais devem também incentivar o estudo e aprendizado nessas crianças.
 
Já a Secretária Municipal da pasta, em sua fala, fez questão de ressaltar a importância de dar oportunidades aos alunos beneficiados, para que eles se firmem no mercado de trabalho.
 
“A nossa ação não deve ser também no sentido de mostrar para esse usuário que ele terá oportunidade de crescer e até cursar uma faculdade se quiser”, disse Brunella Marques.
 
Ao longo de cada palestra, os participantes tiveram oportunidade de debater e tirar dúvidas sobre o assunto que estava sendo abordado. Ao final do evento, que foi bastante elogiado, todos os profissionais receberam certificado de participação.
 
“O seminário foi excelente. Esclareceu todas as nossas dúvidas com relação ao Programa”, disse a agente comunitária, Nilza Tomé.
 
“A partir de agora podemos sanar diversas dúvidas, inclusive das famílias beneficiadas que costumam nos questionar sempre”, concordou Gracinete Teixeira, também agente comunitária do Município.
Assessoria de Comunicação

Prefeitura de Anchieta
(28);3536-1785
www.anchieta.es.gov.br
www.facebook.com/prefeituradeanchieta
assessoriaanchieta@gmail.com