Notícias

Prefeitura Municipal de Anchieta
Mãe-Bá terá Dia D para exames de Papanicolau
A iniciativa acontece após levantamento de demanda realizado pela Secretaria e que identificou um elevado número de mulheres em idade pertinente à realização do exame preventivo
| Autor
[foto1]As mulheres da comunidade de Mãe-Bá terão no sábado (9); um dia dedicado à prevenção e combate ao câncer de colo de útero. É que a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS);, apoiada pela Prefeitura Municipal de Anchieta, fará um Dia D do Papanicolau. As atividades acontecerão das 8 às 17h na Unidade de Saúde local .
A ação vai ser promovida após um levantamento de demanda realizado pela Secretaria, que identificou um elevado número de mulheres em idade pertinente à realização do exame preventivo, como também é conhecido o Papanicolau.
A escolha do sábado para as coletas deve-se ao fato de que a maioria das mulheres trabalha durante a semana e deixam de realizar o exame para não faltar ao trabalho.
Além disso, o Dia D diminuirá o fluxo na Unidade durante a semana, o que abre espaço para outras atividades preventivas.
Quem deve fazer e quando fazer o exame Preventivo?
Toda mulher que tem ou já teve vida sexual deve submeter-se ao exame preventivo periódico, especialmente as que têm entre 25 e 59 anos. Inicialmente o exame deve ser feito anualmente. Após dois exames seguidos (com um intervalo de um ano); apresentando resultado normal, o preventivo pode passar a ser feito a cada três anos.
Como é a preparação para o exame?
Para garantir um resultado correto, a mulher não deve ter relações sexuais (mesmo com camisinha); nos dois dias anteriores ao exame, evitar também o uso de duchas, medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais nas 48 horas anteriores à realização da coleta do material. É importante também que a paciente não esteja menstruada, porque a presença de sangue pode alterar o resultado.
Como é feito o exame?
· para a coleta do material, é introduzido um instrumento chamado espéculo na vagina (conhecido popularmente como “bico de pato”, devido ao seu formato);;
· o médico faz a inspeção visual do interior da vagina e do colo do útero;
· a seguir, o profissional provoca uma pequena escamação da superfície externa e interna do colo do útero com uma espátula de madeira e uma escovinha;
· as células colhidas são colocadas numa lâmina para análise em laboratório especializado em citopatologia.
O que fazer após o exame?
Vale lembrar que tão importante quanto à realização do exame é buscar o resultado e apresentá-lo ao médico. Por isso, a paciente deve retornar ao local na data marcada para saber o resultado e receber instruções.
Importante saber:
Mulheres grávidas também podem se submeter ao exame, sem prejuízo para sua saúde ou a do bebê.
Para saber mais sobre o Papanicolau e o câncer de colo de útero:
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/237_papanicolau.html
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Anchieta
(28);3536-1785
www.anchieta.es.gov.br
www.facebook.com/prefeituradeanchieta
assessoriaanchieta@gmail.com