Prefeitura Municipal de Anchieta

Prefeito empossa Conselho Municipal dos Direitos da Mulher

Logo após a posse as conselheiras se reuniram para eleição de mesa diretora

| Autor

[foto5][foto3][foto4][foto1][foto2][foto6][foto7][foto8][foto9]O mais novo conselho Municipal de Anchieta, o dos Direitos da Mulher (COMDMA);, foi empossado na manhã desta quarta (13);. A solenidade que contou com a participação do Prefeito Marcus Assad, autoridades locais e estaduais, aconteceu no auditório da Prefeitura. Na ocasião foi realizada ainda a primeira reunião do colegiado e eleitas a primeira Presidente e Vice.
 
Na cerimônia promovida pela Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Assistência Social, o prefeito Marcus Assad deu posse para as 10 conselheiras titulares e 10 conselheiras suplentes para o mandato do Triênio 2014/2017. O COMDMA é um órgão de controle social, fiscalizador da política de defesa dos direitos da mulher e tem como objetivo principal formular diretrizes de políticas públicas relacionadas à promoção da melhoria das condições de vida da mulher.
 
Durante a posse o Prefeito chamou atenção das conselheiras a responsabilidade que elas adquiriram ao aceitar fazer parte desse processo e fez questão de enfatizar a importância da criação de mais este Conselho Municipal em Anchieta.
 
“Este será um Conselho para fortalecer a Gestão deste Município. Além disso, este colegiado vai propiciar e buscar cada vez mais o equilíbrio nas relações entre homens e mulheres. A mulher não quer tomar o lugar do homem, ela quer apenas o seu espaço. Ela não quer andar atrás deste homem, mas sim ao lado, nós temos que criar mecanismos que ajudem as mulheres nestes objetivos”, afirmou Marcus Assad.
 
A Secretária de Assistência Social, Márcia Cypriano, em sua fala também ressaltou a importância do órgão, principalmente pelo fato dele ser mais um espaço de discussão de políticas para o segmento. 
 
 “Precisamos consolidar todos os avanços conseguidos pelas mulheres e o Conselho vai ter papel fundamental neste sentido. Ele vai também trabalhar em prol da eliminação das formas de discriminação, assegurando o exercício pleno da participação da mulher no desenvolvimento social, econômico, político e cultural da sociedade”, explicou a secretária.
 
A Presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos das Mulheres, Edna Martins, participou da solenidade e fez um discurso exaltando a função da mulher na sociedade. Ela parabenizou a atual administração pela iniciativa de estabelecer um COMDMA, mas também chamou a atenção ao número pequeno de Conselhos dessa natureza no Estado.
 
“No Espírito Santo nós temos 11 Conselhos criados e 3 em processo de formação, um número muito pequeno para os 78 municípios do estado. Uma situação triste, já que muitos gestores  ainda não reconhecem a necessidade desta criação e de se estabelecer políticas específicas para a mulher”, salientou a Presidente.
 
O subsecretário Estadual de Defesa dos Direitos Humanos, José Gerônimo Brumatti, também marcou presença na posse e parabenizou Anchieta pela iniciativa. “A criação deste conselho mostra boa vontade da Gestão com relação a questão da mulher, mostra ainda o interesse em querer enfrentar de frente os problemas”, afirmou.
 
O novo Conselho foi formado no final do mês de julho através de processo eleitoral regido pela Lei Municipal Nº 921, de 29 de abril de 2014. Ele é constituído por membros, exclusivamente do sexo feminino, sendo cinco indicadas pelo Poder Executivo Municipal e outras cinco eleitas por voto aberto.
 
Durante a solenidade de posse foi eleita a primeira mesa diretora da entidade
 
Após a posse das conselheiras e um rápido intervalo para lanche o novo Colegiado foi convocado para a primeira reunião do grupo. No próprio auditório, onde aconteceu a posse, titulares e suplentes receberam presentes em um sorteio e passaram para a discussão de uma pauta que previa a eleição da Presidente e Vice Presidente do COMDMA, discussão das primeiras ações a serem realizadas e elaboração de agenda para as próximas assembleias.
 
Em comum acordo as conselheiras decidiram que a primeira Presidente seria eleita entre as conselheiras que representam o Poder Público e a Vice entre as da Sociedade Civil Organizada. Essa medida visou dar mais agilidade ao processo de estruturação do próprio conselho, usando para isso a estrutura da máquina administrativa.
 
Após voto aberto a conselheira Flávia Gomes Soares, representante da Secretaria de Assistência Social, foi eleita Presidente e Adenir Faria da Silva, Vice. As representantes do COMDMA decidiram que a primeira ação a ser realizada é a elaboração de um regimento interno. A reunião foi encerrada e o grupo convidado a comparecer a primeira Assembleia Ordinária marcada para a primeira quarta-feira de outubro.
 
Confira a relação dos nomes das Conselheiras titulares e suplentes do CONDMA em dowload.
 
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Anchieta
(28);3536-1785
www.anchieta.es.gov.br
www.facebook.com/prefeituradeanchieta
assessoriaanchieta@gmail.com