Prefeitura Municipal de Anchieta

SEMAS comemora um ano do projeto Grupo de Mulheres

O encontro reuniu cerca de 15 pessoas, entre mulheres cadastradas no CRAS e funcionários

| Autor

[foto1][foto3][foto4][foto2]Um piquenique regado a muita alegria. Dessa forma, foi comemorado um ano de implantação do projeto “Grupo Mulheres”, da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS);, desenvolvido pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS);. A atividade aconteceu na última terça-feira (12); e contou com a presença da secretária da Pasta, Márcia Cypriano.

O encontro reuniu cerca de 15 pessoas, entre mulheres cadastradas no CRAS e funcionários. Elas confraternizaram durante o lanche e também participaram de uma dinâmica diferente. Essas “Mulheres Guerreiras”, como foi intitulado o Grupo, receberam corações de papel contendo frases relacionadas à mulher da atualidade e, na ocasião, o assunto foi debatido.

De acordo com a secretária de Assistência Social, o sucesso do projeto deve-se à ações educativas promovidas durante os encontros, que são quinzenais, com acompanhamento da assistente social, Débora Vieira e da psicóloga, Dayanna Gomes.

“No decorrer das atividades é trabalhado com as mulheres os seus deveres e direitos e a construção da cidadania, bem como o resgate de suas identidades e autonomia. E as temáticas são escolhidas pelo próprio grupo. Nossa proposta é construir junto com elas a capacidade de poderem se olhar na sociedade como membro participante e determinante, capaz de interagir, mudar e transformar”, explicou Márcia Cypriano.

Ainda segundo a secretária, “as intervenções dos técnicos que acompanham o trabalho do grupo se pautam na instrumentalização dessas mulheres, para que possam, a partir das discussões e reflexões realizadas, pensar e efetivar ações coletivas no sentido de promover mudanças na realidade social por elas vividas”, disse.

As interessadas em fazer parte do “Grupo de Mulheres” devem procurar o CRAS de Anchieta munidas de documento de identidade e o número do NIS (Número de Identificação Social);. Outras informações podem ser obtidas pelo número (28); 3536-3770.

Destaca-se que o Cras é o principal equipamento de desenvolvimento dos serviços da Proteção Social Básica. É considerado a porta de entrada dos usuários da política de assistência social para a rede de Proteção Básica e referência para encaminhamentos à Proteção Especial. Seu objetivo é alcançar e atender às famílias com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, e seus serviços, voltados ao atendimento socioassestencial desses grupos.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Anchieta
(28);3536-1785
www.anchieta.es.gov.br
www.facebook.com/prefeituradeanchieta
assessoriaanchieta@gmail.com