Prefeitura Municipal de Anchieta

Exposição em homenagem à escola Maria Mattos é aberta hoje ao público

A solenidade de abertura contará com a presença do Prefeito Municipal e toda a população anchietense está convidada a participar

| Autor

[foto1]Será aberta ao público nesta segunda-feira (01);, no Centro cultural de Anchieta, a Exposição “Maria Mattos Meu Segundo Lar”, uma homenagem aos 82 anos do primeiro educandário do Município. A solenidade de abertura acontece a partir das 18h30, no salão nobre do local e contará com a presença do Prefeito Municipal, secretariado e autoridades. A mostra está sendo organizada pela Prefeitura Municipal, através da Gerência Estratégica de Cultura e Patrimônio Histórico.
 
 A exposição ficará disponível para visitação durante quinze dias, de segunda a sexta, das 7 às 21 horas e trará de volta os anos dourados do colégio mais tradicional de Anchieta.
 
“O objetivo é puxar na memória de ex-alunos e funcionários momentos marcantes vividos no educandário”, afirmou o gerente interino de Cultura e Patrimônio Histórico, Edgar Fiorin.
 
Fotos de desfiles escolares, formaturas e de aniversários do próprio educandário, além de objetos, paramentos litúrgicos e o busto da Madre Maria das Neves, fundadora da instituição, fazem parte do acervo. Além disso, espaços do Centro Cultural vão ser ambientados para retratar locais da escola, como a capela de Nossa Senhora do Carmo e a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes.
 
“É uma escola para não esquecer jamais, e quem participou ou viveu tudo aquilo, sabe o que foi e o que significou o colégio Maria Mattos para o anchietense e para quem veio estudar aqui”, finalizou Edgar.
 
A exposição é totalmente aberta ao público, e depois da abertura oficial, na noite desta segunda (01);, estará disponível para visitação no horário de funcionamento do Centro Cultural, localizado no centro da cidade.
 
História do Colégio Maria Mattos
 
A escola Maria Mattos foi fundada em 1932, por Dom Helvécio Gomes de Oliveira, que dedicou ao colégio o nome de sua mãe. O educandário tornou-se a primeira escola do interior do Espírito Santo e estudantes de todas as partes do Brasil vieram estudar em Anchieta. As alunas ficavam em regime de internato e eram educadas pelas irmãs Carmelitas, que ainda vivem no Município até os dias de hoje.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Anchieta
(28);3536-1785
www.anchieta.es.gov.br
www.facebook.com/prefeituradeanchieta
assessoriaanchieta@gmail.com