[foto1][foto2][foto6][foto8][foto7][foto9][foto4][foto3]A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAN);, por meio do Centro de Referência em Educação Ambiental (CREA); realizou nessa última sexta-feira (12); a cerimônia de encerramento da capacitação de professores municipais sobre o Programa Coletar. O evento foi realizado na escola Terezinha Godoy de Almeida e contou com a presença do Prefeito Marcos Assad, da primeira dama Márcia Cypriano, do Secretário da Pasta, Marcelo Dalbom e demais secretários.
Na ocasião, de forma simbólica, cinco educadores que realizaram o curso receberam das mãos do Prefeito e secretários da Cidade, o certificado de conclusão das atividades, emitido pela Escola de Governo de Anchieta.
Após a cerimônia, além de se confraternizarem durante um lanche, os presentes puderam conferir diversos trabalhos com materiais recicláveis, que foram confeccionados nas escolas, pelas equipes que participaram do curso.
“Parabenizo as pessoas que se engajaram neste processo de desenvolvimento ambiental do Município, que com esforço, sabedoria e dedicação conseguiram completar mais esta etapa. Para dar continuidade a esse trabalho, fizemos convênio com a Unidade Primária de Materiais Recicláveis de Nova Esperança (Unipran); e repassamos a essa entidade um incentivo financeiro no valor de aproximadamente 370 mil reais para ajudar, por exemplo, na compra de equipamentos e custeio de obras da unidade", anunciou o Prefeito Municipal.
Destaca-se que mais de 300 professores de todas as escolas da Rede Pública de Ensino se envolveram na capacitação, que começou em março e teve carga horária de 153 horas. O objetivo do curso foi despertar o interesse dos alunos, através da atuação dos professores, fazendo dos mesmos multiplicadores da importância da Coleta Seletiva e reciclagem.
“Não foi por acaso que vocês educadores foram eleitos para iniciar esse processo de construção de novos hábitos e conhecimentos. Acreditamos que os mestres de educação são os que detêm a didática e o dom de despertar novos conceitos e reflexões sobre um saber ainda um pouco desconhecido. Por isso, confiamos aos educadores à missão de sensibilizar as crianças e torná-las multiplicadoras dessa boa nova tarefa; que foi feita de forma brilhante!”, disse a coordenadora de Educação Ambiental, Adriana Pancini.
Ainda segundo ela, “o sucesso dessa capacitação se deve também ao empenho da equipe do CREA, da SEMAM, da Secretaria de Educação, da Escola de Governo, entre outros setores, que não mediram esforços para elevar a nossa cidade a mais um nível de desenvolvimento ambiental e econômico”.
Em sua fala, o secretário de Meio Ambiente, Marcelo Dalbom, fez questão de destacar a importância da capacitação. “Esta noite encerramos mais uma fase de um trabalho que começamos arduamente e com muita dedicação e que desenvolvemos todo um planejamento e estrutura. Estou feliz por estar participando deste momento tão especial! Agradeço ao Prefeito por toda a abertura que tem dado, olhando para o futuro sem perder de vista o que temos que fazer no presente”, ressaltou.
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Anchieta
(28);3536-1785
www.anchieta.es.gov.br
www.facebook.com/prefeituradeanchieta
assessoriaanchieta@gmail.com