Prefeitura Municipal de Anchieta

CRAAE oferece curso de Cuidador para Alunos Especiais

Anchieta é o segundo município capixaba a oferecer o curso

| Autor

[foto1]A Prefeitura de Anchieta, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEME);, através do Centro de Referência para Apoio e Atendimento Educacional (CRAAE);, promove, até o dia 29 de setembro, o curso de cuidador de alunos com necessidades especiais. As aulas acontecem no auditório da Prefeitura, as terças e quintas, de 18 às 22 horas. O curso tem carga horária de 120 horas.

A profissão de “cuidador” foi instituída pela Lei Federal 6966/2006 e a Lei Estadual 672/2013 regulamentou o trabalho, com jornada de 30 horas semanais. A profissão caracteriza-se pelo serviço extra-institucional de saúde, prestado a pessoas debilitadas, com idade avançada ou limitação que as impeçam de realizar, sem ajuda, tarefas básicas do dia a dia como locomoção, alimentação ou higiene.
 
Anchieta é o segundo município capixaba a oferecer o curso de cuidador de alunos. O projeto foi construído pela equipe da Educação Especial e Professores da Sala de AEE. De acordo com o CRAAE, 150 pessoas estão se capacitando.
 
Na capacitação estão envolvidos diversos profissionais como médicos, bombeiros, fonoaudiólogos, psicólogos, farmacêuticos, enfermeiros, psicoterapeuta, nutricionista, fisioterapeuta, dentista, professor de educação física, assistente social, professores, entre outros.
 
De acordo com a coordenadora do CRAAE, Marta Prates Ribeiro, a importância do curso deve-se ao fato de que, na educação especial, o aluno necessita de alguém que o auxilie em tarefas que fogem das atribuições do professor e do assistente de sala, que trabalham exclusivamente o lado pedagógico.
 
“Temos crianças com diversos tipos de necessidades como problemas auditivos, visuais, autistas, Síndrome de Rett (afeta desenvolvimento intelectual e motor); deficientes físicos e alunos que usam sondas. Todas com laudo médico. O cuidador é específico para auxiliar o aluno nessas atividades, já que o assistente de sala é para atividades pedagógicas”, informou Marta Prates.
 
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Anchieta
www.anchieta.es.gov.br
www.facebook.com/prefeituradeanchieta
assessoriaanchieta@gmail.com