Prefeitura Municipal de Anchieta

Portaria Federal regulariza procedimentos do Centro de Zoonoses

A Prefeitura de Anchieta já está se adequando aos novos procedimentos em vista a cumprir às novas normas

| Autor

 

O Ministério da Saúde, por meio da Portaria nº 1.138/2014, lançada no dia 23 de maio desse ano, padronizou nacionalmente as atividades realizadas pelos Centros de Controles e Zoonozes (CCZ);. Agora esses órgãos vão poder direcionar melhor as suas atividades para a promoção da saúde pública e prevenção e o controle de doenças. 
 
A medida estabelece novas normas de atuação para as ações e serviços voltados para a vigilância, prevenção e controle de Zoonoses e de acidentes causados por animais peçonhentos e venenosos, de relevância para a saúde pública. Além disso, a Portaria normatiza a coordenação, execução e avaliação das ações de vacinação animal  e também procede a identificação das espécies de animais e a manutenção e cuidados básicos dos que são recolhidos nos CCZS .
 
O documento prevê ainda que os estabelecimentos responsáveis por vigilância e controle de Zoonoses pertencentes ao SUS  deverão ser inscritos no Sistema de Cadastro Nacional de recursos do Ministério de Saúde (SCNES); e terão suas ações e serviços financiados tanto por recursos do Ministério quanto de Estados, e Municípios, sendo inseridas na Programação Anual de Saúde (PAS);.
 
Vale lembrar que cumprimento da portaria é obrigatório para que a saúde não seja penalizada e a Prefeitura de Anchieta já está se adequando aos novos procedimentos em vista a cumprir às novas normas.
 
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Anchieta
www.anchieta.es.gov.br
https://www.facebook.com/anchieta.es