Prefeitura Municipal de Anchieta

Programa Caminhos do Cuidado capacita servidores da Saúde em Anchieta

O curso objetiva capacitar profissionais da Atenção Primária, aperfeiçoando o desenvolvimento de ações para pessoas com sofrimento mental e necessidades decorrentes da dependência química

| Autor

[foto1]O Município de Anchieta está participando do Programa Caminhos do Cuidado do Ministério da Saúde (MS);, oferecido pela Secretaria Estadual de Saúde do Espírito Santo em parceria com a Secretaria de Saúde do Município. O curso, que objetiva capacitar profissionais da Atenção Primária, aperfeiçoando o desenvolvimento de ações para pessoas com sofrimento mental e necessidades decorrentes da dependência química, começou nesta terça-feira (07); no auditório da Secretaria de Agricultura local com a primeira turma de servidores.

Com duração de 60 horas, sendo 40 horas teóricas e 20 práticas, a capacitação é destinada a agentes comunitários de saúde, auxiliares e técnicos de enfermagem da Saúde da Família. Cerca de 62 agentes e 15 técnicos de Anchieta, divididos em duas turmas, receberam de tutores, formados pelo próprio Ministério da Saúde e que ministram o curso, todo tipo de informação para ajudá-los a reconhecer e identificar situações no dia a dia e saber como acolher essas pessoas.
 
“Os agentes tem acesso ao dependente químico, conhecem a família e com essa formação nossos profissionais terão a possibilidade de oferecer maior ajuda, saberão a abordagem adequada, identificarão e encaminharão para o tratamento necessário”, disse o secretário de Saúde de Anchieta, Deives Guimarães.
 
Enfatizando a dependência química (crack, álcool e outras drogas);, um importante foco da capacitação será o acolhimento e o cuidado ao usuário de forma integral. A intenção é implementar nos ESFs um trabalho sem preconceitos e sem exclusão de qualquer natureza, favorecendo uma nova linha de cuidado no município de Anchieta para usuários e familiares.
 
Parceria
 
O Caminhos do Cuidado é uma parceria entre o Ministério da Saúde, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); e o Grupo Hospitalar Conceição. O primeiro passo foi a seleção e formação de 53 tutores que atualmente ministram o curso em todos os municípios do Estado. Os tutores foram selecionados através de processo seletivo entre profissionais de saúde com, no mínimo, um ano de trabalho na Estratégia da Família ou com especialização em saúde mental.
 
Formação
 
A formação dos agentes comunitários de saúde e técnicos e auxiliares de Enfermagem é realizada de forma dinâmica, porque oferece estratégias que possibilitam aos profissionais trabalhar em conjunto com a saúde mental, acolhendo e cuidando do usuário, sem excluí­-lo sob qualquer pretexto. O trabalho se dá, também, conforme as especificidades de cada território, levando em conta a realidade local nas mais diferentes regiões do Estado.
 
A meta é a formação de 290.760 alunos em todo Brasil. O curso possui material didático próprio, composto de cadernos, guia e DVD´s, contendo textos e vídeos, e foi criado o site www.caminhosdocuidado.org, com a disponibilização desse material didático, além de vídeos do apoio abordando temas relacionados ao curso de capacitação em saúde mental, crack e outras drogas.
 
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Anchieta
www.anchieta.es.gov.br
https://www.facebook.com/anchieta.es