Prefeitura Municipal de Anchieta

Informação e exames vão marcar o Outubro Rosa em Anchieta

O mês é dedicado à prevenção do câncer de mama e em todo o país através iniciativas voltadas à conscientização e combate a um dos maiores responsáveis por morte de mulheres

| Autor

 

[foto1]Outubro é o mês dedicado à prevenção do câncer de mama e em todo o país, as instituições de saúde promovem iniciativas voltadas à conscientização e combate a um dos maiores responsáveis por morte de mais de 100 mil mulheres por ano, em todo o mundo. Em Anchieta, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e em parceria com as Estratégias de Saúde da Família, montou uma extensa programação com diversas atividades alusivas à campanha.
 
Palestras,orientação, realização de exames, mamografias e distribuição de material informativo. É desta forma que Anchieta está trabalhando contra o câncer de mama. Em todas as unidades de saúde do município, enfermeiros e agentes estão capacitados para orientar sobre prevenção, bem como prestar atendimento a quem já esteja em tratamento contra a doença. De acordo com a Secretaria apenas este ano já foram realizadas mais de 800 mamografias em moradoras. 
 
Além disso as Unidades de Atenção à Saúde do município também estão trabalhando com a temática em comemoração ao Outubro Rosa durante todo o  mês. As ações são de livre planejamento de cada setor com parceria do programa saúde da mulher e da secretaria municipal de saúde.
 
Como se prevenir
 
Para se precaver, é necessário que as mulheres procurem a Unidade de Estratégia Saúde da Família, mais próxima para uma consulta para que seja solicitada a mamografia, um exame de rastreamento, cujo objetivo é a descoberta da doença.
 
O foco do Ministério da Saúde são mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos e Anchieta, mais uma vez sai na frente  quando o assunto é saúde de seus munícipes, já que vem garantindo o exame a todas as mulheres a partir dos 40 anos de idade.
 
Vale lembrar que o sucesso do tratamento, bem como a cura, estão diretamente relacionados à prévia descoberta da doença.
 
O câncer de mama
 
O câncer de mama é primeira causa de mortes por câncer em mulheres e a quinta causa de morte por câncer em dados gerais, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS);. Esse tipo de câncer é uma doença causada pela multiplicação anormal das células da mama, que forma um tumor maligno. Quando descoberto no início, o câncer de mama tem cura. É o câncer mais temido pelas mulheres, pois além da alta frequência da doença, os efeitos psicológicos em relação à sexualidade e à imagem pessoal também são pontos que afetam.
 
Como detectar precocemente
 
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA);, as formas mais eficazes para detecção precoce do câncer de mama são o exame clínico da mama e a mamografia. Para o controle do câncer de mama, é recomendado que as mulheres realizem exames periodicamente, mesmo que não tenham alterações. 
 
É necessário que a mulher conheça o próprio corpo e caso veja alguma alteração, já procure atendimento médico, pois o auto exame das mamas não substitui o exame físico realizado por profissional de saúde em atendimento nos serviços de saúde qualificado. O diagnóstico precoce aumenta a chance de cura do câncer de mama. O exame clínico  é um procedimento onde o médico ou enfermeiro observa e apalpa as mamas da paciente na busca de nódulos ou outras alterações.
 
Dados
 
O câncer da mama é o que mais acomete as mulheres em todo o mundo. Em 2013, estimava-se para o Brasil 52.680 casos novos da doença, com uma projeção de risco de 52 casos a cada 100 mil mulheres. Em quatro das cinco regiões brasileiras, o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres.
 
Outubro Rosa
 
O mês de outubro é conhecido como Outubro Rosa e é marcado por ações do Ministério da Saúde e de diversos órgãos e entidades que intensificam os esforços pela detecção precoce desse tipo de câncer . São 31 dias dedicados a reflexões e ações sobre o tema.
 
O Outubro Rosa foi criado no início da década de 90, mesma época em que o símbolo da prevenção ao câncer de mama, o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA); e, desde então o evento é promovido anualmente em diversos países.
 
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Anchieta
www.anchieta.es.gov.br
https://www.facebook.com/anchieta.es