Prefeitura Municipal de Anchieta

Campanha Elimina Sífilis começou nesta segunda, 20.

Até o dia 23 de outubro toda a rede pública de saúde estará mobilizada na prevenção e combate a uma das doenças sexualmente transmissíveis que mais mata em todo o mundo.

| Autor

[foto1][foto2]A Prefeitura de Anchieta, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e através do Centro de Aconselhamento e Testagem (CTA);, deu início na manhã desta segunda-feira( 20); a Campanha Anual de Combate à Sifilis. Até o dia 23 de outubro toda a rede pública de saúde estará mobilizada na prevenção e combate a uma das doenças sexualmente transmissíveis que mais mata em todo o mundo. Cada Estratégia de Saúde da Família (ESF); terá programação própria, sempre visando levar informação e orientação aos usuários do sistema municipal de saúde.
 
 Para esta edição da campanha, o CTA, em parceria com as Estratégias de Saúde da Família (ESFs);, CAPS I e CAPS AD, Vigilância Epidemiológica, Laboratório Municipal e Unidades de Saúde promoverão testes para  detecção da doença. Em casos positivos, as unidades farão a orientação e direcionamento do paciente para avaliação médica e posterior tratamento.
 
O Centro de Testagem e Aconselhamento  é um serviço que promove o acesso aos exames de HIV/Sífilis/Hepatites virais, aquisição de preservativos e demais ações que envolvam  orientações sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST);.
 
O CTA funciona dentro do Centro de Especialidades Unificadas (CEU); e, além de realizar exames de doenças sexualmente transmissíveis, o órgão ministra palestras relacionadas ao tema. O trabalho é realizado em parceria com as ESFs,escolas, empresas e demais grupos.
 
O que é a Sífilis?
 
É uma doença infecciosa causada pela bactéria Treponema pallidum. Podem se manifestar em três estágios. Os maiores sintomas ocorrem nas duas primeiras fases, período em que a doença é mais contagiosa. O terceiro estágio pode não apresentar sintoma e, por isso, dá a falsa impressão de cura da doença.
 
Todas as pessoas sexualmente ativas devem realizar o teste para diagnosticar a sífilis, principalmente as gestantes, pois a Sífilis Congênita pode causar aborto, má formação do feto e/ou morte ao nascer. O teste deve ser feito na 1ª consulta do pré-natal, no 3º trimestre da gestação e no momento do parto (independentemente de exames anteriores);. O cuidado também deve ser especial durante o parto para evitar sequelas no bebê, como cegueira, surdez e deficiência mental.
 
Formas de contágio
 
A sífilis pode ser transmitida de uma pessoa para outra durante o sexo sem camisinha com alguém infectado, por transfusão de sangue contaminado ou da mãe infectada para o bebê durante a gestação ou o parto. O uso da camisinha em todas as relações sexuais e o correto acompanhamento durante a gravidez são meios simples, confiáveis e baratos de prevenir-se contra a sífilis.
 
 
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Anchieta
www.anchieta.es.gov.br
www.facebook.com/prefeituradeanchieta
assessoriaanchieta@gmail.com