Notícias

Prefeitura Municipal de Anchieta
Novembro Azul é o mês dedicado à saúde masculina
O último censo contabilizou mais de 13 mil mortes pela doença e a estimativa é que, em 2014, mais de 68 mil novos casos sejam detectados
| Autor
[foto1][foto2]Depois do Outubro Rosa, mês dedicado à prevenção do câncer de mama nas mulheres, o Novembro Azul chega para alertar os homens sobre a importância do exame de próstata, que detecta o segundo tipo de câncer mais comum entre eles. A campanha de conscientização, criada em 2003 na Austrália, foi adotada em quase todos os países e aborda a prevenção e o diagnóstico precoce deste tipo de câncer e outras doenças masculinas.
Em Anchieta, o Novembro Azul será marcado por uma programação variada. As Unidades de Saúde do Município, que já realizam o trabalho de orientação e conscientização durante o ano, intensificarão as abordagens sobre o assunto no decorrer deste mês.
Além disso, uma caminhada de conscientização e mobilização sairá do Colégio Amarilis e percorrerá as principais ruas da Sede no dia 20, às 14 horas, em direção à Colônia de Pesca, no Porto de Cima. Durante o trajeto, haverá distribuição de material informativo. Antes da saída, haverá uma palestra sobre o tema.
Novembro Azul
O movimento surgiu na Austrália, em 2003, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata em 17 de novembro. No Brasil, além desta data, o dia 19 de novembro é lembrado como o Dia Do Homem.
Em vários países, o Novembro Azul é mais do que uma simples campanha de conscientização. Há reuniões entre os homens, onde são debatidos, além do câncer de próstata, outras doenças como o câncer de testículos, depressão masculina, cultivo da saúde do homem, entre outros males.
O Câncer de Próstata
No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele);. É o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente, representando cerca de 10% do total de cânceres. Sua taxa de incidência é cerca de seis vezes maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.
No último censo do Brasil, em 2011, foram contabilizados mais de 13 mil mortes pelo câncer de próstata e a estimativa é que, em 2014, sejam detectados cerca de 68 mil novos casos em todo o país.
A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada.
Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames);, pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.
Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. A grande maioria, porém, cresce de forma tão lenta (leva cerca de 15 anos para atingir 1 cm³ ); que não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem.
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Anchieta
www.anchieta.es.gov.br
https://www.facebook.com/anchieta.es