Notícias

Prefeitura Municipal de Anchieta
Estudantes participam de Feira Estadual de Ciências e Engenharia
O grupo formado por 4 alunos teve projeto de ciências selecionado e vai representar o Município no evento que é realizado pela UFES.
| Autor
[foto1][foto2][foto3]Estudantes anchietenses estão participando da Feira Estadual de Ciências e Engenharia, que começou nesta terça-feira (11); na UFES. Os alunos da Escola Estadual Coronel Gomes de Oliveira tiveram um trabalho de ciências selecionado para exposição no evento. Uma conquista que segundo eles foi possível com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura e Incaper de Anchieta, que prestaram auxílio técnico no desenvolvimento do estudo. Estudantes da Escola Municipal “Manoel de Paula Serrão” também não ficaram de fora e marcam presença no evento.
O trabalho dos alunos do Coronel Gomes foi sobre o cultivo Hidropônico da Alface no Pseudocaule da Bananeira. Foram semanas de estudo, pesquisas e orientações antes do projeto ser concluído, inscrito e ser um dos 60 selecionados para ser exposto na III Feira Estadual de Ciências e Engenharia, que será realizada durante a 11ª Semana Estadual da Ciência e Tecnologia da UFES. O evento está acontecendo no campus da Universidade e os alunos anchietenses até o próximo sábado (15); estarão expondo o trabalho para a comunidade científica do estado e do país.
“Nós estamos muito orgulhosos de ter conseguido ser selecionados. Foram mais de 400 projetos inscritos em todo o Estado e aqui no Município somos os únicos participantes. Neste contexto precisamos agradecer e muito aos profissionais da Secretaria de Agricultura e Incaper do município, que nos prestaram todo o apoio e até materiais para desenvolver o estudo” afirmou Tiago Faria, um dos estudantes que compõe o grupo.
Na exposição os estudantes tentam reproduzir a experiência do cultivo da alface na bananeira e para isso mais uma vez contam com a ajuda do Município.
“Nós precisávamos dos materiais para realizar a experiência durante a Feira e de um banner explicativo com a identificação e o resumo da experiência, pedidos estes que fizemos pessoalmente ao Prefeito Municipal e fomos prontamente atendidos”, disse Júlia Faria, também integrante do grupo.
Um dia antes do início da Feira os alunos estiveram na Prefeitura Municipal para pegar o banner, devido a compromissos fora da sede. O prefeito Marcus Assad não pode receber o grupo, mas fez questão de parabenizar os estudantes.
Já os estudantes do "Manoel de Paula Serrão" estão expondo o trabalho que ficou em 2º Lugar na I Mostra Científica Municipal de Anchieta com o Projeto Robô de Seringas – Guindaste Hidráulico. O objetivo é facilitar a compreensão do Princípio de Pascal, apresentando formas interativas de como construir um robô.
O Projeto conta com a participação dos alunos Maria Eduarda L. do Carmo, Maria Eduarda C. dos Santos, Darci Zangiroto e Maurício A. Marchiori, coordenados pela Professora de Ciências Denise Mezadri e pela Instrutora de Laboratório de Ciências Karina Lopes Alves.
“O ganho maior de tudo isso é a interação dos alunos com outras instituições e o trabalho reconhecido a nível Estadual, despertando o gosto pela Ciências as vezes tão distante da realidade cotidiana, fica a mensagem que todos são capazes”, ressalta a Gerente Pedagógica da SEME, Claudiani Athayde.
“Enquanto Secretária de Educação, fico muito feliz em saber que nossos alunos estão empenhados em desenvolver e apresentar Projetos, Parabenizo a Professora Denise, Instrutora Karina, Escola e principalmente os alunos pela dedicação", destacou Brunella Couto.
“Nós estamos muito felizes com a participação dos nossos estudantes em eventos como este e sempre vamos apoiar no que for possível. Expor um trabalho para a comunidade acadêmica é um momento único de construção de conhecimentos. Além do conhecimento cientifico, os estudantes dos ensinos fundamental e médio podem manter contato com professores do ensino superior e universitários, de maneira a incentivá-los a participarem de outros eventos científicos e feiras de Ciências e até mesmo para o ingresso em carreiras científicas”, destacou Marcus Assad.
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Anchieta
www.anchieta.es.gov.br
https://www.facebook.com/anchieta.es