Notícias

Prefeitura Municipal de Anchieta
Caminhada do Novembro Azul nesta quinta
A caminhada de mobilização contra o câncer de próstata acontece às 14h pelas ruas do Município. Homens e também mulheres estão convidados a participar
| Autor
[foto1]Dando continuidade às atividades da Campanha Novembro Azul, a Prefeitura de Anchieta, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, estará realizando nesta quinta, dia 20 de novembro, uma caminhada de conscientização e mobilização contra o câncer de próstata. Homens e também mulheres que quiserem se beneficiar com a prática da atividade física e se interessam pela importância da prevenção da doença estão convidados a participar.
A concentração está marcada para às 14h no Colégio Amarylis, localizado no centro da cidade. Antes da saída haverá uma palestra sobre o tema com os participantes. As principais ruas de Anchieta serão percorridas e o ponto final da caminhada será na Colônia de Pesca de Porto de Cima. Durante o trajeto haverá ainda distribuição de material informativo para a população.
Vale lembrar que as Unidades de Saúde do Município, que já realizam o trabalho de orientação e conscientização dos homens, com relação a prevenção e diagnóstico precoce da doença, durante todo o ano, neste mês estão intensificando as abordagens sobre o assunto.
Novembro Azul
O movimento surgiu na Austrália, em 2003, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata em 17 de novembro. No Brasil, além desta data, o dia 19 de novembro é lembrado como o Dia Do Homem.
Em vários países, o Novembro Azul é mais do que uma simples campanha de conscientização. Há reuniões entre os homens, onde são debatidos, além do câncer de próstata, outras doenças como o câncer de testículos, depressão masculina, cultivo da saúde do homem, entre outros males.
O Câncer de Próstata
No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele);. É o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente, representando cerca de 10% do total de cânceres. Sua taxa de incidência é cerca de seis vezes maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.
No último censo do Brasil, em 2011, foram contabilizados mais de 13 mil mortes pelo câncer de próstata e a estimativa é que, em 2014, sejam detectados cerca de 68 mil novos casos em todo o país.
A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada.
Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames);, pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.
Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. A grande maioria, porém, cresce de forma tão lenta (leva cerca de 15 anos para atingir 1 cm³ ); que não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem.
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Anchieta
www.anchieta.es.gov.br
www.facebook.com/prefeituradeanchieta
assessoriaanchieta@gmail.com