Notícias

Prefeitura Municipal de Anchieta
Seminário abre programações de Dia Nacional da Consciência Negra
A programação continua durante o final de semana com caminhada noturna, shows e derrubada de mastro
| Autor
[foto1][foto2][foto5][foto3][foto4][foto6][foto7][foto8]A Prefeitura de Anchieta, por meio da Gerência de Cultura e Patrimônio, promoveu nesta quinta-feira (20);, no Centro Cultural da Cidade, a 2ª edição do Seminário Municipal referente à Consciência Negra, com o tema O jongo como patrimônio cultural brasileiro. A atividade abriu a programação, no Município, referente às comemorações ao Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado oficialmente no dia 20 de novembro.
Além da presença do prefeito Marcus Assad, cerca de 100 pessoas, entre crianças e adultos e autoridades do Município participaram do Seminário, que teve entrava livre e aconteceu das 13 às 18h.
Durante o evento o público contou com palestras, onde foi possível trocar idéias e sanar dúvidas, e com apresentações dos grupos de Jongo Sol e Lua, do mestre Hudson e tambores Mirim de São Mateus. Além disso, no final da conferência foi realizada uma grande roda de capoeira liderada pelo mestre Negão, do grupo Libertação, e com a participação de outros mestres da cidade.
“Além de comemorarmos uma data tão especial, com a realização de eventos como este, buscamos manter viva a cultura da cidade, do povo. A consciência negra tem tudo a ver com a realidade e cotidiano que vivemos no país e em nosso Município. Sem contar que é uma mistura da cultura negra, branca e indígena e não podemos deixar isso de perder”, disse a gerente Estratégica de Cultura e Patrimônio Histórico, Renata Genevieve.
Na oportunidade, a gerente fez questão de enfatizar que “a capoeira é patrimônio cultural universal e, que no próximo ano, será tema do evento relativo à Consciência Negra”.
Caminhada 2º edição Passos dos Quilombolas
E a programação alusiva ao Dia Nacional da Consciência Negra continua nesta sexta (21);, com a caminhada 2º edição dos Passos dos Quilombolas. Os interessados em participar devem comparecer no Centro Cultural às 18h onde haverá concentração para saída da caminhada noturna e apresentação do grupo Afrorecantense da Escola Municipal de Recanto do Sol.
O trajeto da caminhada segue até a comunidade de São Mateus e, na chegada, os participantes e público em geral poderão conferir shows musicais e apreciar as comidas típicas que serão vendidas pela própria comunidade.
O terceiro dia de programação terá a tradicional derrubada do mastro de São Benedito, em Itapeúna. A saída da caminhada em direção a comunidade, onde acontecerá a derrubada, será às 14h, em São Mateus. No retorno a esse local haverá o sétimo encontro de jongo, com convidados de Anchieta e Guarapari. Após o encontro, shows da dupla Will e Rafael e a banda os santanas, e barracas típicas da comunidade.
História
O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, foi instituído oficialmente pela lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares – situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na região Nordeste do Brasil. Zumbi foi morto em 1695, na referida data, por bandeirantes liderados por Domingos Jorge Velho.
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Anchieta
www.anchieta.es.gov.br
www.facebook.com/prefeituradeanchieta
assessoriaanchieta@gmail.com