Prefeitura Municipal de Anchieta

Exposição sobre Consciência Negra no Centro Cultural

A previsão, de acordo com a Gerência Municipal de Cultura, é que a mostra,fique aberta para visitação durante quinze dias, de segunda a sexta, das 8 às 21 horas.

| Autor

[foto1][foto2]A Prefeitura de Anchieta, por meio da Gerência Estratégica de Cultura e Patrimônio Histórico, informa que está disponível no Centro Cultural, uma exposição com o tema Consciência Negra com visitação gratuita. A mostra faz parte das comemorações ao dia Nacional da Consciência Negra, comemorado oficialmente no último dia 20 de novembro. 
 
No local estão expostas objetos utilizadas por afrodescendentes do Município, principalmente os da comunidade de São Mateus, uma pesquisa de autoria de Sônia Missagi Mattos e Sandro José da Silva, que aborda a história desse bairro, além de fotos de momentos históricos e de diversas pessoas que residem na região, como o mestre Valentim, que é uma figura bastante conhecida na comunidade.
 
“A realização dessa exposição é uma forma de dar visibilidade à cultura negra que é tão importante na composição da população de Anchieta, uma vez que a base dessa população é composta por negros, índios e brancos”, disse a gerente de Cultura, Renata Genevieve.
 
A previsão, de acordo com a Gerência Municipal de Cultura, é que a mostra, iniciada na última quinta-feira (20);, fique aberta para visitação durante quinze dias, de segunda a sexta, das 8 às 21 horas.
 
História 
 
O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, foi instituído oficialmente pela lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares – situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na região Nordeste do Brasil. Zumbi foi morto em 1695, na referida data, por bandeirantes liderados por Domingos Jorge Velho.
 
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Anchieta
www.anchieta.es.gov.br
https://www.facebook.com/anchieta.es