Prefeitura Municipal de Anchieta

Caminhada e shows em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra

Cerca de 300 pessoas participaram da caminhada de 18 km entre a Sede e São Mateus

| Autor

[foto1][foto2][foto3][foto4][foto5][foto6][foto7]A segunda caminhada dos quilombolas de Anchieta, realizada na ultima sexta-feira (21);,  reuniu mais de 300 pessoas e foi marcada por muita determinação e entusiasmo. Partindo do Centro da cidade até a localidade de São Mateus, os participantes caminharam a noite em um percurso de aproximadamente 18 quilômetros. O evento foi promovido pela Prefeitura de Anchieta, por meio da Gerência de Cultura e Patrimônio histórico e em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Juventude e Associação de Moradores de São Mateus.
 
Na concentração, às 18 horas, em frente ao Centro Cultural, uma mesa de frutas e sucos estavam a disposição antes de iniciar o trajeto. Exercícios de alongamento preparatórios foram realizados sob orientação de um professor da Secretaria Municipal de Esportes e Juventude. Além disso, os participantes assistiram uma belíssima apresentação de danças afro, realizada por alunos da Escola de Recanto do Sol.
 
A Prefeitura montou ponto de apoio com distribuição de água e frutas, para os andarilhos, na única parada da caminhada em Itapeúna, mas uma equipe móvel acompanhou todo o trajeto fornecendo água mineral para os participantes, além disso, a Polícia Militar, ambulâncias da Secretaria Municipal de Saúde e a Guarda Municipal garantiram a segurança durante todo o percurso.
 
O prefeito  Marcus Assad fez questão de destacar a importância da cultura negra para o Espírito Santo e para o município de Anchieta: "Somos uma mistura de raças. Os negros nos trouxeram um patrimônio cultural muito rico, na música, na culinária, na religião e em outras manifestações, e isso precisa ser valorizado".
 
E acrescentou: "Fazemos memória hoje dos negros com este evento, mas o que celebramos é a raça humana, independentemente de sua origem, cor, cultura e credo".
 
Para a professora Marília Bitti, comemorar o Dia da Consciência Negra é festejar a emancipação da raça: "Celebramos a liberdade. O racismo ainda existe, mas nossas vitórias superam. Alcançamos várias posições de destaque e de poder na sociedade. Estamos sendo vistos com mais respeito".
 
Ao chegar em São Mateus, destino final da caminhada,  os participantes foram recebidos com uma roda de jongo. A comunidade, orgulhosa de suas raízes, enfeitou suas barracas, que foram montadas pela Prefeitura e recebeu os andarilhos com muita música e comidas típicas africanas.
 
O Dia Nacional da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro. Neste sábado (23); aconteceu o Dia D da Bolsa Família, também na localidade de São Mateus, organizado pela Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Anchieta.
 
História
 
O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, foi instituído oficialmente pela lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares – situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na região Nordeste do Brasil. Zumbi foi morto em 1695, na referida data, por bandeirantes liderados por Domingos Jorge Velho.
 
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Anchieta
www.anchieta.es.gov.br
https://www.facebook.com/anchieta.es