Notícias

Prefeitura Municipal de Anchieta
Anchieta terá pedágio educativo contra AIDS
A ação acontecerá no próximo dia 28 em frente ao Centro de Especialidades Unificadas do Município (CEU); e contará com a distribuição de material informativo.
| Autor
A Prefeitura de Anchieta, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e através do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA); promoverá um pedágio educativo para lembrar a luta contra a AIDS. A ação acontecerá no dia 28 de novembro, sexta-feira, às 10 horas, em frente ao Centro de Especialidades Unificadas do Município (CEU); e contará com a distribuição de material informativo.
Na oportunidade será distribuído o laço vermelho, símbolo da luta contra a AIDS e que foi criado pela Convenção dos Artistas, nos Estados Unidos em 1991. O Dia Mundial de Luta contra a AIDS é lembrado no dia 1 de dezembro, data escolhida em Assembleia Mundial de Saúde, há 27 anos.
O CTA de Anchieta, que funciona dentro do CEU, é um serviço implantado para promover durante todo o ano, o acesso aos exames que detectam doenças sexualmente transmissíveis ( DST);, como AIDS, Sífilis e Hepatites Virais. Além de exames, o CTA promove a distribuição de preservativos e ações de orientação quanto a prevenção e contaminação de DST.
A AIDS
Aids é uma doença que ataca o sistema imunológico devido à destruição dos glóbulos. A doença AIDS é considerada um dos maiores problemas da atualidade pelo seu caráter pandêmico (ataca ao mesmo tempo muitas pessoas numa mesma região); e gravidade. A infecção da Aids se dá pelo HIV, vírus que ataca as células do sistema imunológico. A falta desses linfócitos diminui a capacidade do organismo de se defender de doenças oportunistas, causadas por microorganismos que normalmente não são capazes de desencadear males em pessoas com sistema imune normal.
Transmissão/ Contágio
O HIV pode ser transmitido pelo sangue, esperma e secreção vaginal, pelo leite materno, ou transfusão de sangue contaminado. O portador do HIV, mesmo sem apresentar os sintomas da Aids, pode transmitir o vírus, por isso, a importância do uso de preservativo em todas as relações sexuais.
Sabendo disso, você pode conviver com uma pessoa portadora do HIV ou da Aids. Pode beijar, abraçar, dar carinho e compartilhar do mesmo espaço físico sem ter medo de pegar o vírus da Aids.
Quanto mais respeito e carinho você der a quem vive com HIV/Aids, melhor será a resposta ao tratamento, porque o convívio social é muito importante para o aumento da auto-estima das pessoas e, consequentemente, faz com que elas cuidem melhor da saúde.
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Anchieta
www.anchieta.es.gov.br
https://www.facebook.com/anchieta.es