Prefeitura Municipal de Anchieta

Anchieta realiza semana do enfrentamento a violência contra a Mulher

As atividades seguem até o início de dezembro e incluem capacitações para os profissionais que lidam com o problema, seminário e mobilizações sociais em todo o Município.

| Autor

[foto1][foto2][foto3]A Prefeitura Municipal, através da Secretária de Assistência Social de Anchieta, deu início nessa segunda (24); à 2ª Semana de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher. O objetivo é intensificar as ações e as estratégias de prevenção ao enfrentamento à violência praticada contra as mulheres. As atividades seguem até o inicio de dezembro e incluem capacitações para os profissionais que lidam com o problema, seminário e mobilizações sociais em todo o Município. 
 
Nos próximos dias uma série de trabalhos e atendimentos especiais em comemoração ao 25 de novembro, Dia Internacional de Combate à Violência contra as Mulheres, estão sendo realizadas.  Em uma parceria inédita com a Guarda Municipal, os agentes do Município participam desde ontem de rodas de conversa, onde estão sendo orientados para identificar casos, saber como agir com as mulheres agredidas e realizar o encaminhamento para o CREAS de Anchieta- o Centro de Referência Especializado de Assistência Social, que é o órgão especializado para prestar atendimento nos casos de violência.  Além disso, a capacitação inclui  também abordagem sobre a Lei Maria da Penha e estatísticas de violência contra a Mulher em Anchieta, segundo dados de atendimentos do serviço do CREAS. 
 
“O intuito da atividade com a guarda é estabelecer parceria para o encaminhamento das mulheres vitimas de violência que são atendidas pelos agentes, mas que as vezes não chegam até o serviço para serem acompanhadas”, explicou a secretária de Assistência Social de Anchieta, Márcia Cypriano.
 
Além da guarda municipal, agentes sociais e de saúde e todos aqueles profissionais que atuam direta ou indiretamente com o atendimento a mulher passarão pela mesma capacitação.
 
Na próxima sexta (28); as ações de mobilização serão realizadas nas ruas do Município. É que está marcada a Campanha do Laço Branco, onde agentes sociais vão distribuir material informativo e o “laço branco” ( símbolo de uma campanha idealizada pelos homens pelo fim da violência contra as mulheres ); para a população.
 
Já no dia 03 de dezembro o enfrentamento ganha ares acadêmicos com a realização de um seminário municipal. Com o tema “E no dia seguinte ele me trouxe flores”, a 2ª Edição do evento quer discutir com os profissionais que atuam nos serviços prestados a elas, entre outros assuntos as fragilidades do atendimento as mulheres,  a violência e a autonomia.
 
“Durante muito tempo as mulheres não tiveram voz e sofreram com diversas formas de violência e preconceito. As coisas estão mudando por uma batalha que envolve, além delas mesmas, todas as políticas públicas e a sociedade de maneira geral. O objetivo é que todos trabalhem em prol da garantia de direitos e neste sentido a Prefeitura de Anchieta e a Secretaria vão estar sempre viabilizando o que for necessário para isso”, enfatizou Márcia.