Notícias

Prefeitura Municipal de Anchieta
SEMAS realiza palestra com famílias que vão morar em prédios populares
O Município quer orientar aqueles que serão beneficiados com as moradias sobre as particularidades de se morar em regime de condomínio.
| Autor
[foto1][foto5][foto2][foto3][foto6][foto7][foto4]A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Assistência Social de Anchieta (SEMAS);, iniciou nessa quinta (27); um ciclo de palestras para os futuros moradores de um condomínio popular que está sendo construído no bairro Planalto pela atual administração municipal. A 1ª palestra aconteceu no auditório da Prefeitura, no começo da tarde, e contou com a presença em massa das famílias convidadas. O Município quer orientar aqueles que serão beneficiados com as moradias sobre as particularidades de se morar em regime de condomínio.
Representantes de todas as famílias favorecidas fizeram questão de participar da primeira palestra, que durou aproximadamente duas horas e foi ministrada pelo Corpo de Bombeiros de Anchieta. Assuntos relacionados à prevenção contra incêndio e acidentes domésticos foram abordados.
“Morar em um prédio, que é um ambiente coletivo, tem algumas particularidades e por isso alguns cuidados devem ser tomados como a prevenção de acidentes dentro do apartamento e fora dele, e é exatamente isso que eu expliquei para os futuros condôminos. Além disso, é importante que eles saibam que a partir do momento que mudarem para os prédios o pensamento terá que ser na coletividade, que se eu não me importo com a água ou gás de cozinha do vizinho, que estão vazando, estou me prejudicando também”, disse o Soldado Denadai, explicando qual mensagem que quis deixar para o público da palestra.
Zenaide da Silva (60);, que é gari em Anchieta, fez questão de assistir toda a exibição com o máximo de atenção possível. “Nunca morei em um condomínio e apesar de já ter uma noção de como será é importantes sermos orientados. A questão do cuidado com crianças em apartamento, que foi explicado hoje, poderia passar despercebido para muitos, já que praticamente todos estão acostumados com casas, onde não há tantos riscos com altura e escadas, por exemplo”, explicou.
Os quatro prédios, que estão sendo construídos, já estão em fase de acabamento e vão abrigar 48 famílias, que estavam na espera para serem beneficiadas com uma moradia popular.
Ravena Rosa (29); era só sorrisos assistindo a palestra. Há 10 anos que ela espera a oportunidade de ter a casa própria. “Já mudei umas 7 vezes e agora moro em uma quitinete alugada com meu filho de nove anos. Pensar em ter o meu apartamento todo ajeitadinho parece um sonho. Chega de ter as minhas coisas quebradas em mudanças e chega de pagar aluguel sem poder. Vou investir em estudo o dinheiro que vou economizar”, disse a futura moradora.
Já Elaine Cruz (23); disse que assim que mudar para o condomínio vai começar a dormir mais tranquila “Moro em uma quitinete que se me der vontade de ir ao banheiro a noite não posso, porque ele é do lado de fora e tenho medo de ser surpreendida por algum bandido. Vou dormir tranquila também por ter o meu canto pra morar com minha filha, com o que ganho nunca conseguiria isso”, afirmou.
Todos os futuros habitantes do condomínio foram convidados para participar de mais 4 palestras que vão acontecer durante os próximos 30 dias. Temas relacionados ao Meio Ambiente, Planejamento Familiar, Convivência e Planejamento Financeiro fazem parte do cronograma.
Além disso, na última palestra será realizado o sorteio das chaves entre os moradores. Na ocasião cada um saberá qual prédio e qual apartamento irá ocupar, porém a Secretaria de Assistência Social vai destinar os apartamentos dos andares no térreo para idosos ou pessoas portadoras de necessidades especias.
Condomínio multifamiliar vai ser inaugurado em fevereiro do ano que vem
O condomínio multifamiliar, localizado no bairro Nova Anchieta, está sendo construído pela atual administração e vai ser inaugurado em fevereiro do ano que vem. As obras no local estão a todo vapor e no início da manhã de quinta (27);, antes de participar da palestra destinada às famílias que vão morar nos prédios, a secretária de Assistência Social, Márcia Cypriano, acompanhada do gerente de Proteção Social do Município, Dário Sergio, estiveram nas edificações para visitar e acompanhar o andamento das obras.
Segundo a Secretária as obras recebem constantemente visitas técnicas de engenheiros da Secretaria Municipal de Infraestrutura e a cada três meses a pasta da Assistência também vai ao local.
“Nós fazemos questão de também vistoriar essas obras para verificar o andamento, a qualidade e se a construtora está realizando o que foi estipulado em contrato. O importante é verificar se está tudo certo e se não estiver, detectar a tempo e assim notificar a empresa. Este é um trabalho que fazemos, também, pelo carinho que temos com as famílias que vão ocupar estes imóveis”, esclareceu Márcia.
Os 4 prédios vão fazer parte de um mesmo condomínio. Cada edificação é composta por três andares, com quatro apartamentos em cada andar. Bastante ventilados e com acabamento que inclui inclusive acessórios nos banheiros, os imóveis são de dois quartos, sala, cozinha, banheiro, área de serviço e cada prédio conta com rampa de acesso para pessoas com necessidades especiais.
Vale lembrar que o atual governo já beneficiou 50 famílias anchietenses com moradias populares. Em junho deste ano outro prédio popular, com 12 apartamentos, foi entregue no bairro Planalto. Além disso, a Prefeitura licitou recentemente 120 casas populares.
“Nossa meta é entregar até 2016 1500 moradias populares em Anchieta. Nós vamos trabalhar duro para realizar o maior sonho de uma família, que é ter uma moradia própria”, afirmou o prefeito Marcus Assad.
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Anchieta
www.anchieta.es.gov.br
https://www.facebook.com/anchieta.es