Notícias

Prefeitura Municipal de Anchieta
Aluno da Escola Manoel Serrão está entre os três melhores do país
Jefferson, de 12 anos, conquistou o terceiro lugar nacional em redação no concurso da CGU
| Autor
[foto2][foto1]O aluno do sexto ano da Escola Manoel de Paula Serrão, de Iriri, Jefferson Boltura Gomes (12); conquistou o terceiro lugar nacional no VI Concurso de Redação da Controladoria Geral da União (CGU);, que aconteceu em Agosto e, este ano teve como tema “Acesso à Informação –Direito de Todos”.O concurso é voltado para alunos do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental.
De acordo com Marta Freire Moreira, professora de Jefferson, o estudantes já demonstrava grande interesse pela leitura e escrita e sempre participou de concursos internos de redação. “Este ano ele participou das Olimpíadas de Língua Portuguesa com uma poesia e foi selecionado como um dos melhores da escola”, disse a professora.
Marta explicou que, quando surgiu a disputa da CGU, ela passou o tema como trabalho para a turma. Ele, porém, encheu os olhos diante da grandiosidade do concurso e decidiu produzir um texto com potencial para concorrer.
“Foi desenvolvido todo um trabalho sobre a história da informação, censura no Brasil e no mundo e a Lei do Acesso à Informação. Todos os trabalhos foram desenvolvidos exclusivamente em sala de aula, a fim de assegurar o total envolvimento do aluno com a demanda”, explicou.
A pedagoga da escola, Silvia Machado, explica a importância de um evento como esse na rotina escolar: “ É uma matéria que conscientiza quanto aos direitos e deveres como cidadãos. Desperta o interesse por fatos históricos como as mudanças na Lei do Acesso à Informação e trabalha a consciência cívica e política dos alunos”.
Interatividade entre escola e família contribui muito
“Minha família me apoia para participar e está sempre na escola comigo. A escola me faz muito bem. Meus colegas de escola são muito inteligentes e eu queria que todos participassem, porque eu sei que todos podem vencer alguma categoria em qualquer concurso”, disse Jefferson.
A diretora da Escola Manoel de Paula Serrão, Jaqueline Surrage informou que Jefinho, como é chamado por todos, é um aluno muito aplicado e focado. Porém, um fator que não passa despercebido pela escola é o entrosamento da família dele com o ambiente escolar.
“Os pais estão sempre conosco, visitam a escola e participam ativamente de tudo. É possível observar que esse relacionamento é fator determinante para que o aluno se sinta mais motivado e seguro em suas tarefas escolares e objetivos na vida”, afirmou Jaqueline.
A escola, aliás, tem se destacado neste sentido. No Campeonato Estadual de Língua Portuguesa de 2014, Pablo Henrique Machado, também do sexto ano representou Anchieta e teve seu texto entre os melhores colocados.
Para o prefeito Marcos Assad, alunos como Jefinho e Pablo são motivos de grande orgulho para o município: “ Resultados como estes é que nos mostra que estamos trabalhando da maneira correta. Pablo nos orgulhou estando entre os melhores do Estado e a conquista do Jefinho coloca nossas escolas entre as melhores do país”, orgulha-se o prefeito.
Planos ousados
A diretora Jaqueline informou que a escola está tão empolgada com o desempenho dos alunos, que está preparando uma coletânea com os textos produzidos. A obra está sendo confeccionada artesanalmente dentro da própria escola e será lançada oficialmente em um grande evento no dia 5 de dezembro próximo.
“Estamos muito orgulhosos. Toda a comunidade de Iriri está orgulhosa do trabalho que desenvolvemos em equipe. Queremos agradecer todos os profissionais daescola, que sempre dá seu melhor para nossos alunos e, nesse caso, especialmente à nossa pedagoga, Silvia Machado, que foi a grande estimuladora desses sonhos”.
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Anchieta
www.anchieta.es.gov.br
https://www.facebook.com/anchieta.es