Prefeitura Municipal de Anchieta

Dia de Luta contra a Aids com informação em Anchieta

Durante todo o mês o CTA e as Unidades de Saúde intensificarão a orientação e convites para testes de DSTs

| Autor

[foto2][foto1]Para lembrar o Dia Mundial de Luta contra a AIDS, a Prefeitura de Anchieta, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e através do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA); começou no dia 28 de novembro uma ação alusiva ao dia, comemorado no dia 1º de dezembro. As atividades foram iniciadas com um pedágio educativo em frente ao Centro de Especialidades Unificadas (CEU);, com distribuição de preservativos e material informativo.
 
Durante todo o mês de dezembro, as Unidades de Saúde do município vão realizar ações educativas e aumentar a distribuição de preservativos e convites para testagem para HIV.
 
No pedágio, que aconteceu em frente ao CEU, nos dois sentidos da via, foram oferecidos:
 
- Preservativos
- Folderes;
- Convites para testagem
 
O que é o Dia Mundial de Luta Contra a Aids?
 
Transformar o 1º de dezembro em Dia Mundial de Luta Contra a Aids foi uma decisão da Assembléia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas - ONU. A data serve para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/aids. A escolha dessa data seguiu critérios próprios das Nações Unidas. No Brasil, a data passou a ser adotada, a partir de 1988, por uma portaria assinada pelo Ministro da Saúde.
 
Porque o Laço Vermelho?
 
O Laço Vermelho foi criado em 1991 pela Convenção dos Artistas “Visual AIDS”, em Nova York, inspirado nas faixas amarelas que condecoravam os veteranos daGuerra do Golfo. A cor vermelha expressa uma relação com o sangue e com o amor, relacionados à infecção pelo HIV. Ele foi criado como uma forma de homenagear os mortos pela doença e também para ajudar na conscientização sobre a seriedade da epidemia. É o símbolo internacional da consciência sobre o HIV e a AIDS, motivo pelo qual o UNAIDS escolheu incorporar o laço vermelho em sua própria logomarca.
 
Sintomas e fases da aids
 
Quando ocorre a infecção pelo vírus causador da aids, o sistema imunológico começa a ser atacado. E é na primeira fase, chamada de infecção aguda, que ocorre a incubação do HIV - tempo da exposição ao vírus até o surgimento dos primeiros sinais da doença. Esse período varia de 3 a 6 semanas. E o organismo leva de 30 a 60 dias após a infecção para produzir anticorpos anti-HIV. Os primeiros sintomas são muito parecidos com os de uma gripe, como febre e mal-estar. Por isso, a maioria dos casos passa despercebido.
 
A próxima fase é marcada pela forte interação entre as células de defesa e as constantes e rápidas mutações do vírus. Mas que não enfraquece o organismo o suficiente para permitir novas doenças, pois os vírus amadurecem e morrem de forma equilibrada. Esse período, que pode durar muitos anos, é chamado de assintomático.
 
A baixa imunidade permite o aparecimento de doenças oportunistas, que recebem esse nome por se aproveitarem da fraqueza do organismo. Com isso, atinge-se o estágio mais avançado da doença, a aids. Quem chega a essa fase, por não saber ou não seguir o tratamento indicado pelos médicos, pode sofrer de hepatites virais, tuberculose, pneumonia, toxoplasmose e alguns tipos de câncer. 
 
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Anchieta
www.anchieta.es.gov.br
https://www.facebook.com/anchieta.es