Prefeitura Municipal de Anchieta

SEMAS realiza 2º Seminário sobre violência contra a mulher

Cerca de 60 profissionais que trabalham nos programas de enfrentamento à violência contra a mulher em Anchieta participaram do evento

| Autor

[foto1][foto3][foto2][foto4][foto5]Durante toda a quarta-feira (03); profissionais que trabalham diretamente com os programas de enfrentamento à violência contra as mulheres, em Anchieta, se reuniram para participar do 2º Seminário Municipal para discutir o assunto. O evento foi organizado pela Prefeitura Municipal, por meio da pasta da Assistência Social ( SEMAS);, e realizado no auditório do Centro Cultural da cidade.
 
O Seminário contou com uma extensa programação que incluiu palestras e amplos debates sobre agressões domésticas, sexuais e de como enfrentar a violência sofrida pelas mulheres. A abertura oficial foi promovida pelo prefeito de Anchieta, Marcus Assad, que em sua explanação enfatizou a importância deste tipo de encontro e ressaltou que sempre dará todo o apoio necessário para a causa.
 
“Não queremos apenas avançar no combate à violência contra a mulher, queremos a erradicação, o fim dessa violência, que a meu ver é uma das piores no contexto social, pois acaba atingindo toda a família e deixando marcas profundas em quem sofre e também em quem presencia, como os filhos", declarou o Prefeito.
 
No total foram cinco horas de seminário. Os palestrantes trouxeram dados sobre como se configura esse tipo de violência no país, estado e município de Anchieta. Apresentaram também os fatores culturais e sociais que a reforçam e a importância de se ter mecanismos e ações municipais eficazes para o fortalecimento da rede de proteção aos diretos da mulher.
 
Em sua fala, a Secretária de Assistência Social, Márcia Cypriano, reforçou que Anchieta tem trabalhado para ampliar estes mecanismos.
 
“Nosso município tem avançado neste sentido. Somente este ano implantamos a Lei de Direitos da Mulher, estruturamos e demos posse ao Conselho Municipal das Mulheres. A nossa próxima meta é implantar o Centro Especializado da Mulher Vítima de Violência, que será mantido pelo Município. Hoje nosso maior gargalo é o medo da denúncia. Se as mulheres denunciarem mais poderemos viabilizar ajuda e realizar os devidos encaminhamentos”, disse Márcia.
 
Para a presidente do Conselho Estadual do Direito da Mulher, Edna Martins, uma das palestrantes do seminário, o encontro foi uma ótima oportunidade para as entidades e profissionais, que atuam na causa, avançarem na ampliação e na promoção da interlocução institucional e no combate à violência do gênero. “A diversidade de vivências das nossas mulheres torna mais complexo o olhar sobre o fenômeno da violência e amplia os desafios ao seu enfrentamento, o que caracteriza este seminário como um espaço para a reflexão, a formação e a formulação de propostas e ações”, sintetizou Edna, que também é militante do Fórum de Mulheres do ES.
 
Já a gerente de Proteção Social Especial da SEMAS, Flávia Gomes Soares, que ministrou palestra, acredita que o seminário dará mais força para o trabalho que é realizado para o fim da violência contra as mulheres em Anchieta. “O nosso trabalho não é fácil, mas é gratificante, unindo nossas forças somos quase um batalhão trabalhando em prol de uma causa. Não queremos dar somente suporte a essas mulheres que sofrem agressão, levaremos a elas algo muito mais importante, a esperança que essa violência vai e pode chegar ao fim”, salientou.
 
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Anchieta
www.anchieta.es.gov.br
https://www.facebook.com/anchieta.es