Notícias

Prefeitura Municipal de Anchieta
Comunicado sobre abastecimento de água
Esclarecimentos sobre o abastecimento de água no município de Anchieta.
| Autor
A Prefeitura Municipal de Anchieta vem a público informar sobre a situação do fornecimento de água no Município.
A responsabilidade pelo abastecimento público de água na maioria dos municípios capixabas é compartilhada entre prefeituras e CESAN. Este é o caso de Anchieta.
Na região litorânea do município, onde se concentra a maior parcela da população, o serviço de fornecimento de água foi delegado à CESAN, através de concessão realizada pela Prefeitura, corresponsável pela manutenção e pela fiscalização da qualidade da prestação de serviços da concessionária.
Nas comunidades rurais, o fornecimento é realizado diretamente pela Prefeitura, que tem investido alto em infraestrutura para melhoria e ampliação dos sistemas de abastecimento. Como exemplo, podemos citar a implantação de 14.000 metros de rede de água para atender a comunidade de Serra das Graças, a partir do poço instalado na comunidade. Também foi implantado novo poço em Belo Horizonte, estão sendo adquiridas 39 novas bombas para renovação dos sistemas existentes e contratados serviços para perfuração de até 16 novos poços artesianos.
Cabe destacar que a população também tem papel fundamental na utilização adequada da água. Portanto, a manutenção do abastecimento, principalmente neste período, quando se registra público histórico nos balneários do município e há déficit hídrico por falta de chuva, é uma responsabilidade compartilhada entre CESAN, Prefeitura e sociedade.
Como o Sistema de Abastecimento de Água operado pela CESAN funciona?
De acordo com dados da Companhia, o sistema de abastecimento de água da região litorânea do município de Anchieta opera integradamente com os sistemas de abastecimento de Piúma e de Guarapari, conforme descrito a seguir:
Sede Municipal e bairros adjacentes: a captação da água é realizada no rio Pongal, recebendo também uma pequena contribuição do sistema de Piúma (água do rio Iconha);. Neste momento tem abastecimento regular, no limite.
Comunidade de Mãe-Bá: abastecida através do sistema de abastecimento de Guarapari, que capta água nos rios Conceição e Jabuti (ambos no município de Guarapari); e no Benevente (em Jabaquara, no município de Anchieta);. Neste momento está com o abastecimento comprometido. A Prefeitura está complementando o fornecimento de água da Cesan através de caminhões pipa. Os caminhões estão trabalhando em média 18 horas por dia para atender a demanda não só do bairro Mãe-Bá, mas também do bairro Morro da Penha e de várias localidades do interior.
Região de Iriri: a água do sistema de abastecimento de Iriri é captada em Piúma (rio Iconha);. Atualmente está com abastecimento regular.
Região de Guanabara, Castelhanos, Ubu, Parati e Recanto do Sul: abastecidas por um conjunto de cinco poços artesianos situados na região dos bairros citados. A comunidade da Praia dos Castelhanos possui poço próprio, gerenciado pela Associação Pró-Melhoramento da Praia dos Castelhanos – APPC. O abastecimento nestas regiões está regular.
É importante frisar que Anchieta, Guarapari e Piúma são cidades parceiras e interdependentes quanto à questão do abastecimento de água, cabendo a cooperação entre elas, para que o objetivo principal das ações emergenciais empreendidas, que é prover água para todos, seja satisfatoriamente atingido.
O objetivo da Prefeitura, em conjunto com a CESAN e demais órgãos estaduais, é de equilibrar a relação entre demanda hídrica para abastecimento humano e a manutenção adequada dos níveis dos rios para preservação das comunidades aquáticas.
Medidas programadas para minimização dos efeitos da seca no abastecimento de água
A prefeitura está realizando várias ações emergenciais de forma independente ou em parceria com a Cesan, tais como: perfuração de poço artesiano, melhorando o abastecimento de água da região dos Bairros Nova Jerusalém, Bairro Benevente, Nova Esperança e adjacências; instalação de nova bomba para captação de água para Jabaquara e Limeira; e perfuração de poço artesiano em Guanabara.
Ações estratégicas de médio e longo prazo
A Prefeitura de Anchieta requereu à CESAN que apresente ao Município um Plano de Investimento para Melhoria e Ampliação dos Sistemas de Abastecimento de Água e de Coleta e Tratamento de Esgoto Sanitário para o Município. O Plano de Investimentos será o instrumento norteador para que a Prefeitura, em parceria com o Ministério Público local e Sociedade Civil, realize investimentos próprios, como já vem acontecendo no Município e intervenha junto ao Governo do Estado para que haja também investimentos por parte da CESAN.
Outras ações estão sendo trabalhadas para dar estímulos financeiros aos produtores rurais para preservação ambiental, fundamental para recuperação das nossas águas. Em parceria com a Comunidade de Alto Joeba, a Prefeitura criará o Parque Municipal da Lagoa Verde, que compreende a região das nascentes do rio Joeba, com o objetivo de promover a recuperação florestal e hídrica do manancial, que é afluente do Benevente.
A Prefeitura iniciará nos próximos 15 dias, um trabalho de abertura de “caixas secas” ao longo de estradas rurais, como os objetivos de reduzir os efeitos das fortes chuvas no carreamento de sedimentos para o leito dos rios; melhorar a infiltração de água no solo e contribuir com a recarga hídrica dos lençóis freáticos, além de melhor conservar as estradas.
Informações complementares podem ser obtidas junto à Gerência de Comunicação.