Notícias

Prefeitura Municipal de Anchieta
Prefeito participa nesta quarta (28); de reunião no Governo do Estado
Na pauta da reunião está a discussão de medidas para aplacar a crise no abastecimento de água.
| Autor
[foto1]
O prefeito de Anchieta, Marcus Assad, participa de reunião convocada pelo Governador Paulo Hartung, nesta manhã de quarta-feira (28);, no Palácio Anchieta, sede do Governo do Estado. Na pauta da reunião está a discussão de medidas a serem adotadas no objetivo de diminuir os impactos do período de estiagem.
Participam da reunião de trabalho com diferentes entidades de classe relacionadas aos movimentos populares, sindicais e empresariais, além do Ministério Público; Tribunais de Conta e Justiça; e bancadas Estadual e Federal em exercício eleita, além de representantes dos 11 comitês das bacias hidrográficas que cortam o Estado. O encontro tem como objetivo compartilhar a atual realidade do sistema hídrico capixaba. A agenda será realizada no salão são Tiago, no Palácio Anchieta, em Vitória.
Anchieta sai na frente
É importante lembrar que a Prefeitura de Anchieta já se antecipou e vem desenvolvendo diversas ações preventivas no objetivo de conscientizar não só a população e os turistas, mas também os funcionários da prefeitura, sobre a importância de se economizar água neste período de crise no abastecimento.
Relembre as medidas já adotadas pela Prefeitura
A Prefeitura de Anchieta informa que a responsabilidade pelo abastecimento público de água é da CESAN, que detém a concessão do município.
Mesmo assim, a prefeitura de Anchieta está fazendo uma campanha de conscientização da população para evitar o desperdício de água. Já foi entregue, nas casas e no comércio da cidade, um informativo detalhado esclarecendo a situação do fornecimento de água no município.
A prefeitura proibiu a lavagem dos veículos oficiais durante este período de seca na região. As gramas só estão sendo molhadas com água reutilizada.
O prefeito Marcus Assad explicou que na última terça-feira (20);, foi assinado um contrato para perfuração de 18 poços artesianos em Anchieta.
“Esses novos poços vão aliviar a carga de falta d’água de imediato”, disse Marcus Assad.
Completou dizendo que outras medidas estão sendo tomadas pela prefeitura como, por exemplo, a solicitação de mais seis carros-pipa em parceria com a Cesan para ajuda emergencial no abastecimento de água. Isso sem mencionar os outros seis carros-pipa que foram contratados com recursos próprios da municipalidade.
A prefeitura também vai licitar mil caixas d’água para serem distribuídas para famílias carentes que não possuem reservatórios de água em suas casas.
Ações para captação e economia de água
A Prefeitura de Anchieta implantou na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, um projeto experimental de captação de água dos aparelhos de ar condicionado. Com o sistema que já está funcionando, é possível captar cerca de 200 litros de água por semana (cerca de 10.000 litros/ano);, a partir das condensadoras (equipamento interno do ar condicionado); dos sete aparelhos que estão instalados nos diversos setores da Secretaria. A água é utilizada na lavagem de carros, calçadas, irrigação de plantas e limpeza em geral.
Ações estratégicas de médio e longo prazo
A Prefeitura de Anchieta requereu à CESAN, em 8 de dezembro do ano passado, que apresente ao Município um Plano de Investimento para Melhoria e Ampliação dos Sistemas de Abastecimento de Água e de Coleta e Tratamento de Esgoto Sanitário para o Município. O Plano de Investimentos será o instrumento norteador para que a Prefeitura, em parceria com a Sociedade Civil, realize investimentos próprios, como já vem acontecendo no Município e intervenha junto ao Governo do Estado para que haja também investimentos por parte da CESAN.
Outras ações estão sendo trabalhadas para dar estímulos financeiros aos produtores rurais para preservação ambiental, fundamental para recuperação das nossas águas. Em parceria com a Comunidade de Alto Joeba, a Prefeitura criará o Parque Municipal da Lagoa Verde, que compreende a região das nascentes do rio Joeba, com o objetivo de promover a recuperação florestal e hídrica do manancial, que é afluente do Benevente. Isso sem falar que já se tornou realidade a Unidade de Preservação Ambiental Monte Urubú, cuja área corresponde a 500 campos de futebol.
A Prefeitura iniciará um trabalho de abertura de “caixas secas” ao longo de estradas rurais, como os objetivos de reduzir os efeitos das fortes chuvas no carreamento de sedimentos para o leito dos rios; melhorar a infiltração de água no solo e contribuir com a recarga hídrica dos lençóis freáticos, além de melhor conservar as estradas.
Além de tudo que já foi citado a Prefeitura de Anchieta, no objetivo de proteger os rios e afluentes de nossa região, já concluiu mais de 14 mil metros de obra de esgotamento sanitário no município, tudo isso feito com recurso próprio.