Prefeitura Municipal de Anchieta

Alface hidropônica se destaca na produção agrícola de Anchieta

A técnica se destaca principalmente pela economia de água.

| Autor

[foto1][foto2][foto3]Em tempos de economia de água, um agricultor do município de Anchieta vem se destacando com uma técnica econômica e eficaz de cultivo. O agricultor Carlos Otávio Pin, proprietário do Sítio Sabiá, situado na localidade de Duas Barras, na zona rural do município de Anchieta é pioneiro em nossa região na produção da “Alface Hidropônica”, uma maneira eficiente de reaproveitamento de água na produção agrícola.

Nesta técnica, a alface não é plantada no solo. Suas raízes ficam suspensas em meio líquido e recebem uma solução nutritiva balanceada, contendo os nutrientes essenciais ao desenvolvimento da planta. “O consumo é mínimo, já que a água percorre os canteiros e retorna para o tanque de nutrientes, onde será reaproveitada, evitando assim o desperdício”, afirmou Carlos Otávio.

O Sítio Sabiá trabalha hoje com o cultivo de 13 mil pés de alface por mês. Boa parte desta produção é comprada pela Prefeitura de Anchieta e vai para a merenda escolar. “Esta é uma parceria muito importante para nós, já que ela gera benefício para ambas as partes. Primeiro estamos incentivando nosso agricultor familiar a produzir cada vez mais, comprando parte de sua produção. E de quebra estamos levando para a merenda de nossas crianças um produto nutritivo e saudável”, afirmou o prefeito Marcus Assad.

Segundo Carlos Otávio, o restante da produção é vendido para supermercados e também para o varejo. O agricultor trabalha também com o cultivo do tomate longa vida e pretende ainda este ano aumentar sua produção para 60 mil pés (18 mil caixas de tomate);. “Como o tomate depende de um clima mais frio, só iniciaremos o plantio no mês de março”, disse Carlito, como é conhecido o agricultor na região.