Notícias

Prefeitura Municipal de Anchieta
Prefeitura de Anchieta dá ordem de serviço para 110 casas populares
A construção das casas será realizada com recursos próprios do Tesouro Municipal e as moradias serão entregues no prazo de um ano.
| Autor
[foto6][foto5][foto1][foto2]
A Prefeitura de Anchieta por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e a Secretaria de Infraestrutura deu ordem de serviço nesta quinta-feira (05);, para a construção de 110 casas populares em Anchieta. Em dezembro foi assinada a ordem de serviço das outras dez moradias que já estão em construção, somando 120 casas nesse montante.
A assinatura da ordem de serviço aconteceu às 8h30, no auditório da prefeitura, com a presença em massa das famílias que foram contempladas pelas moradias.
O evento contou com a presença do prefeito Marcus Assad, da Secretária de Assistência Social, do Secretário Interino de Infraestrutura Wellis Otávio, o presidente da Câmara, Jocelém Gonçalves de Jesus e demais vereadores.
Os empresários das construtoras vencedoras do certame também compareceram a solenidade. Além do pastor Angelo e o padre Firmino.
A construção das casas será realizada com recursos próprios do Tesouro Municipal e as moradias serão entregues no prazo de um ano.
De acordo com a Secretária Municipal de Assistência Social Márcia Cypriano, as famílias são beneficiadas pelas moradias por meio da Lei de Habitação Municipal.
Segundo a Lei, há uma série de critérios que as famílias precisam preencher para serem beneficiadas com as casas.
É necessário que a família more no município há pelo menos cinco anos e atenda a todos os critérios do Cadastro Único. O programa atende famílias carentes, que não têm renda pra se manter e possuem até três salários mínimos.
Não pode ter residência própria em seu nome. Ou em situações quando a casa tiver sido condenada pela Defesa Civil com riscos de queda e outros.
A secretária explicou, que as moradias entregues pela prefeitura também acompanham kit móveis contendo quatro móveis ou eletrodomésticos a escolha do morador.
“As famílias não terão de pagar nenhum valor para morar nestas casas. As moradias são doadas pela Prefeitura com base na Lei de Habitação. As famílias ficarão responsáveis apenas pelas despesas domésticas”, disse a secretária.
O prefeito Marcus Assad, declarou a importância de resgatar a dignidade das famílias.
“Cuidar da vida do munícipe é o mais importante na nossa gestão. A nossa prioridade é resgatar a dignidade de famílias que estavam esquecidas pelo poder público, para que elas se orgulhem dos seus lares”, disse o prefeito.
O chaveiro Gedeci de Andrade Nunes, que é casado e pai de um filho de 7 anos e sua mulher está grávida de 7 meses está na expectativa da sua casa nova.
“A casa nova representa tudo para mim. Estou muito feliz e sem palavras. A casa nova vai fazer muita diferença na minha vida, pois não vou mais pagar aluguel, vou ter privacidade”, disse Gedeci que espera a casa desde 2008.
O município está prestes a entregar outras unidades habitacionais que estão em fase de conclusão das obras.
[foto3]Uma das beneficiadas é Adriana Coimbra Ferreira Pinto casada com Wildson pinto. O casal tem quatro filhos e todos vivem na mesma casa.
“Eu e meu esposo visitamos a obra todos os dias. Nossa família não vê a hora de mudar para a casa, pois vai representar melhoria de vida. Estamos muito felizes e ansiosos”, disse Adriana.
[foto4]Já a dona de casa, Elzinete Vieira da Costa contou que não vê a hora de se mudar. “Na casa onde moro atualmente, quando chove, entra água. Estou muito alegre em poder ter uma nova casa”, disse.
Andamento das obras de casas populares
4 Prédios com 12 apartamentos cada estão sendo construídos pela Prefeitura no bairro Nova Anchieta. Ao todo 48 unidades habitacionais serão entregues até abril.
Os apartamentos possuem dois quartos, sala, cozinha, banheiro, área de serviço. E são entregues com piso, janelas de vidro, paredes rebocadas e pintadas e até forro no teto. Além disso, a família pode escolher quatro itens do kit móveis.
110 casas serão construídas, após a assinatura da ordem de serviço ocorrida nesta quinta-feira (05);.
10 casas foram começaram a ser construídas em dezembro passado.
50 casas foram entregues entre 2013 e 2014.