Prefeitura Municipal de Anchieta

Tudo pronto para 13ª Festa da Imigração Italiana

Está tudo pronto para acontecer mais uma edição da Festa da Imigração Italiana em Alto Pongal, no interior de Anchieta. Os moradores da localidade estão se empenhando para preparar as comidas típicas, enfeitar as casas e a vila para o evento, além de confeccionar os carros para o desfile da Caretela Italiana. A festa irá acontecer nos dias 01 e 02 de setembro.

| Autor

Evento acontece no mesmo final de semana da caminhada Os Passos dos Imigrantes. Música, comidas típicas e desfile fazem parte da programação.


Está tudo pronto para acontecer mais uma edição da Festa da Imigração Italiana em Alto Pongal, no interior de Anchieta. Os moradores da localidade estão se empenhando para preparar as comidas típicas, enfeitar as casas e a vila para o evento, além de confeccionar os carros para o desfile da Caretela Italiana. A festa irá acontecer nos dias 01 e 02 de setembro.

 

Pratos típicos e muita cultura durante todo o dia na vila de Alto Pongal.

 

A pequena vila de descendentes italianos estará enfeitada com as cores do país de origem dos seus ancestrais. Nesses dias haverá fartura de comidas típicas, vinho, além do tradicional desfile da Caretela Italina.

 

A programação oficial do evento será aberta com o tradicional tombo da polenta, às 10h do domingo (02), na praça gastronômica. Durante todo o dia haverá shows e apresentações culturais, além do desfile para escolha da ‘bela bambina’, a jovem mais bela que irá representar a comunidade. A programação contará ainda com moda de viola e show com diversas bandas. 

 

A Caretela da Imigração, que também acontece no domingo (02), é um desfile Italiano, que reúne membros da comunidade e visitantes vestidos à caráter. Eles passeiam em carros alegóricos decorados e contam a história da vila. Nos últimos anos, a caretela vem contando a origem da imigração na região. Nesta edição haverá novidades.

 

Caretela da Imigração é um dos ponto alto da festa.

 

O desfile é animado com muita música, regada a vinho e comidas típicas italianas. Os participantes que adquiriam o passaporte, desfilam na caretela com direito a comidas típicas e vinho de graça durante todo o percurso.

 

Percurso dos Imigrantes

No mesmo final de semana acontece a 14ª Caminhada Os Passos dos Imigrantes, que inicia na sede de Anchieta e percorre, durante dois dias, 41 quilômetros até a comunidade de Alto Pongal, onde os participantes são recepcionados. As inscrições para a caminhada dever ser feita no Centro Cultural Anchieta.

 

Confira a programação

Sábado – 01/09

07h- Início da 14ª Caminhada dos Passos dos Imigrantes (Praça dos Imigrantes, em Anchieta)

23h- Show com Musical Prateado e Serginho e seus teclados – ginásio de esportes de Alto Pongal

 

Domingo – 02/09

10h- Abertura do Espaço Gastronômico com o tradicional Tombo da Polenta

11h- Recepção dos Andarilho da Caminhada Passos dos Imigrantes

11h30- Almoço típico italiano com apresentação do grupo de dança Di’Ballo – Nova Trento

12h- Desfile das La Bellas Bambinas – escolha da rainha e princesas da edição 2018

13h- Apresentação do coral da escola local Tia Marlene Petri

14h- Show com Ney da Viola e Amarildo

16h- Desfile da Caretela da Imigração Italiana

17h- Show com Giocco di Mora

19h- Show com banda KS10

20h- Tradicional Sopão do Nonno

Fonte: Texto: Dirceu Cetto | Foto: Renan Alves - Gerência de Comunicação Social Tel.: (28) 3536-1785 - E-mail: assessoriaanchieta@gmail.com.