Prefeitura Municipal de Anchieta

Caminhadas irão encerrar Festa Nacional de São José de Anchieta

Os quase quatro mil andarilhos dos Passos de Anchieta e outros cerca de 300 peregrinos da Romaria dos Devotos irão chegar neste domingo (23) pela manhã no Santuário Nacional de São José de Anchieta, encerrando a programação da Festa Nacional de São José de Anchieta e o percurso de suas caminhadas.

| Autor

Peregrinos dos Passos de Anchieta e da Caminhada dos Devotos irão encerrar Festa Nacional de São José de Anchieta.


Caminhada reúne cerca de 4 mil participantes.Os quase quatro mil andarilhos dos Passos de Anchieta e outros cerca de 300 peregrinos da Romaria dos Devotos irão chegar neste domingo (23) pela manhã no Santuário Nacional de São José de Anchieta, encerrando a programação da Festa Nacional de São José de Anchieta e o percurso de suas caminhadas.

 

Com um percurso de 100 km entre as cidades de Vitória e Anchieta, os participantes dos Passos de Anchieta irão encerrar a tradicional peregrinação. No mesmo dia também é iniciada e finalizada a Caminhada dos Devotos, num trecho de 18 km entre Jabaquara e o Santuário.

 

A caminhada os Passos de Anchieta inicia na quinta (20), em Vitória com destino a cidade de Anchieta, relembrando o caminho feito por São José de Anchieta nos últimos dias de sua vida. O evento é realizado pelo vigésimo segundo ano e conta com a participação de cerca de 4 mil peregrinos, que serão recepcionados com missa e com apresentações culturais.

 

Passos de Anchieta

A caminhada integra a programação da Festa Nacional de São José de Anchieta e resgata o trajeto percorrido pelo copadroeiro do Brasil nos últimos dias de vida. Os andarilhos cumprem o trecho entre Vitória e Anchieta em jornadas que duram quatro dias, contemplando belas paisagens. 

O roteiro é o quarto deste tipo existente no mundo. Os outros três são os famosos caminhos de Santiago de Compostela, na Espanha; a trilha da Terra Santa, em Jerusalém; e a de Roma, na Itália.

 

Caminhada dos Devotos

Pelo quinto ano consecutivo acontecerá no domingo (23) a Romaria dos Devotos a São José de Anchieta. O percurso de 18 km iniciará bem cedo em Jabaquara, no interior de Anchieta, e seguirá até o Santuário Nacional de São José de Anchieta, onde cerca de 300 participantes foram recepcionados com uma missa.

 

Programação Festa Nacional de São José de Anchieta:

20/06 (Quinta-feira)

07h00 - Saída do 22° Passos de Anchieta, na Catedral de Vitória-ES.

17h – Saída da procissão de Corpus Christi da Comunidade de N. Sra. Aparecida (bairro Alvorada) rumo ao Santuário e logo após Missa.

 

23/06 (Domingo)

Chegada dos peregrinos de São José de Anchieta no Santuário, incluindo peregrinos do 22° Passos de Anchieta

Missas: 8h30,10h30, 13h e 19h.

 

Fonte: Texto: Dirceu Cetto | Foto: Divulgação | Gerência de Comunicação Social - Tel.: (28) 3536-1785 | E-mail: assessoriaanchieta@gmail.com.