Notícias

Prefeitura Municipal de Anchieta
Garoupa verdadeira: começa período de defeso da espécie
A Prefeitura de Anchieta, por meio das secretarias de Pesca e Aquicultura (Sempa) e Meio Ambiente (Seman), informa que a partir de 1º de novembro inicia o período de defeso da garoupa verdadeira (Epinephelus marginatus). O período de defeso da espécie só termina no dia 28 de fevereiro de 2020.
| Autor
Durante o período de defeso dessa espécie, está proibida a extração, comercialização, transporte e manutenção da espécie em cativeiro.
A Prefeitura de Anchieta, por meio das secretarias de Pesca e Aquicultura (Sempa) e Meio Ambiente (Seman), informa que a partir de 1º de novembro inicia o período de defeso da garoupa verdadeira (Epinephelus marginatus). O período de defeso da espécie só termina no dia 28 de fevereiro de 2020.
A portaria que regulamenta é a nº 41, de 27 de julho de 2018, publicada no Diário Oficial da União em 30 de julho de 2018. A Epinephelus marginatus é uma das espécies com grande presença em todo o litoral brasileiro, principalmente nas regiões Sul e Sudeste. A espécie é muito apreciada no país, contendo um grande valor de mercado e um grande potencial econômico e turístico.
Durante o período de defeso, está proibida a extração, comercialização, transporte e manutenção da espécie em cativeiro. Além disso, segundo a regulamentação, fica estabelecido o tamanho mínimo de captura de 47 cm e o tamanho máximo de 73 cm de comprimento total, bem como a limitação a partir de 1º de março de 2019, que direcionou a captura desta espécie apenas para embarcações com arqueação bruta (AB) menor ou igual a 20.
Por ser considerada uma espécie ameaçada de extinção, o período de defeso é muito importante para a reprodução da Garoupa, e essencial para o seu desenvolvimento, pois segundo literatura especializada esta espécie possui crescimento lento e maturidade sexual retardada.
Conforme informações da Sempa, a garoupa verdadeira é um peixe da família dos serranidae, hermafrodita protógino (espécies em que os órgãos sexuais femininos são os primeiros a atingirem a maturidade e a tornarem-se ativos, e com o processo de crescimento, as gónadas convertem-se em masculinas e tornam-se ativas mais tarde), que habita desde águas rasas na fase jovem até maiores profundidades na fase adulta.
Legislação:
O período de defeso das Garoupas está estabelecido pela Portaria IM 41/2018.
Informações:
28 3536-1867 - Secretaria Municipal de Meio Ambiente
28 3536-2599 - Secretaria Municipal de Pesca e Aquicultura
Disque denúncia:
28 99939-5281 ou 153
28 3536-1867 – Secretaria Municipal de Meio Ambiente
28 3536-1355 – Guarda Civil Municipal
Fonte: Texto: Dirceu Cetto | Foto: Divulgação | Gerência de Comunicação Social - Tel.: (28) 3536-1785 | E-mail: assessoriaanchieta@gmail.com.