Notícias

Prefeitura Municipal de Anchieta
Transparência na pandemia: Boletim Diário Covid-19 completa um ano
A Prefeitura de Anchieta completa hoje (08) um ano que vem emitindo diariamente o Boletim Covid-19. A planilha reúne informações completas sobre o número de casos confirmados da doença no município, além de outras informações detalhadas. Em março de 2020 o município foi um dos primeiros do Sul do Estado a divulgar, todos dos dias, as informações acerca da pandemia por meio do documento.
| Autor | Atualizado em 07/04/2021.
A Prefeitura de Anchieta completa hoje (08) um ano que vem emitindo diariamente o Boletim Covid-19. A planilha reúne informações completas sobre o número de casos confirmados da doença no município, além de outras informações detalhadas. Em março de 2020 o município foi um dos primeiros do Sul do Estado a divulgar, todos dos dias, as informações acerca da pandemia por meio do documento.
No boletim, além do número dos casos confirmados e notificados, são exibidos os casos curados e a relação, por faixa etária e sexo, dos casos positivos, além de outros dados importantes como forma de dar transparência à população.
O boletim é emitido todas as tardes para uma rede de pessoas conectadas por aplicativo de mensagem, além de ser publicado na página da oficial da Prefeitura no Facebook e no site, na página exclusiva da Covid-19, onde contém outras informações referentes à pandemia, como decretos, boletim vacinal, ações, orientações, etc.
Investimentos para conter a pandemia
Desde fevereiro de 2020 a Prefeitura de Anchieta vem realizando diversas ações e tomando medidas para enfrentar a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Decretos foram publicados, de acordo com as regras do Governo do Estado, para restringir e orientar o funcionamento do comércio, fluxo de turistas, transporte municipal e ainda estender o prazo para pagamento de impostos municipais. A municipalidade também adquiriu novos testes rápidos, equipamentos e materiais para evitar a proliferação da doença e cuidar das pessoas e dos profissionais que atuam na linha de frente de combate à doença.
O Pronto Atendimento (PA) ganhou novos leitos e foi implantado o Centro de Triagem na Vila Olímpica, com objetivo de priorizar atendimento aos pacientes suspeitos e positivados da infecção. Mais médicos passaram a atuar no PA e outros profissionais estão dando apoio à Secretaria de Saúde para acompanhamento dos casos e o desenvolvimento de ações técnicas de enfrentamento à doença. Uma forte parceria com o Hospital do Mepes foi criada para aumentar a quantidade de leitos.
Para não prejudicar a economia municipal, um novo decreto foi publicado pelo chefe do Executivo municipal para estender os prazos de pagamento dos impostos municipais, como o Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) e o Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN). Segundo ele, é uma forma de amenizar o impacto financeiro que será gerado com a pandemia.
Um canal também foi criado exclusivamente para os idosos. Um médico atende, por telefone, pessoas acima de 60 anos que estiverem com dúvidas sobre o novo coronavírus ou angustiados com a quarentena. Uma psicóloga atende exclusivamente idosos cadastrados no Centro Social do Idoso.
O telefone 153 da Guarda Municipal foi disponibilizado também como Disque Aglomeração, a fim de denunciar festas clandestinas.
"Estamos nos reunindo periodicamente com a Sala de Situação para avaliar as medidas e traçar novas ações, sempre seguindo orientações técnicas. Realizamos também reuniões com representantes de comércios e outras entidades para ouvir sugestões e fortalecer parcerias para enfrentarmos em conjunto essa pandemia. Mas precisamos que as pessoas ajudem a combater esse vírus, cumprindo a quarentena, usando máscara e usando álcool 70%”. Jaudete Frontino Denadai - secretária de Saúde.
Fonte: Texto: Dirceu Cetto - Foto: Acervo PMA | Gerência de Comunicação Social - Tel.: (28) 3536-1785.