Notícias

Prefeitura Municipal de Anchieta
Covid-19: 1.200 anchietenses não voltaram para tomar a segunda dose
Conforme informações da secretaria municipal de Saúde de Anchieta, 1.200 pessoas não retornaram para tomar a segunda dose da vacina contra Covid-19. O imunizante só tem eficácia se a pessoa seguir o plano vacinal, tomando a segunda dose no prazo indicado.
| Autor | Atualizado em 14/10/2021.
Conforme informações da secretaria municipal de Saúde de Anchieta, 1.200 pessoas não retornaram para tomar a segunda dose da vacina contra Covid-19. O imunizante só tem eficácia se a pessoa seguir o plano vacinal, tomando a segunda dose no prazo indicado.
De acordo com o setor de imunização, essas pessoas devem procurar a Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro onde moram ou a Central de Vacinação, que fica ao lado o Pronto Atendimento (PA), para agendar a aplicação conforme a disponibilidade do imunizante que tomou na primeira dose.
Até o último dia 08 de outubro, o município vacinou 24.889 pessoas com a primeira dose e 16.353 com a segunda dose. Nesse intervalo entre a primeira e a segunda, 1.200 pessoas que já estão aptas a tomar a segunda dose não retornaram para se imunizar.
“Uma dose não é suficiente para garantir a proteção que já é ofertada à população”, alerta o gerente municipal em Vigilância em Saúde, Carlos Hemílio Fontana. Segundo ele, a garantia para que os eventos voltem à ‘normalidade’ e o município fique em risco extremamente baixo, é ter um número ainda maior de pessoas imunizadas com a segunda dose.
Hoje a primeira dose representa 88,31% da população maior que 12 anos vacinada com a primeira dose. Com a segunda, 58,02%. “Precisamos avançar na vacinação para podermos sair dessa pandemia”, destaca Fontana.
Calendário de Vacinação
A Secretaria de Saúde elaborou um calendário de vacinação contra a doença, com a disponibilidade de cada imunizante, a fim de orientar a população. Quem ainda não tomou a primeira dose e quem já está próximo da segunda aplicação deve agendar pelo site ou ir a Central de Vacinal, que fica ao lado do PA.
Dose de reforço
As ESFs do município estão contactando as pessoas maiores de 60 anos, com mais de cinco meses que foram imunizados com a segunda dose ou a dose única da vacina contra Covid-19 para tomarem a dose de reforço. Até o momento já foram vacinadas 1.190 pessoas.
Fonte: Texto: Dirceu Cetto | Foto: Divulgação | Gerência de Comunicação Social - Tel.: (28) 3536-1785 | E-mail: assessoriaanchieta@gmail.com.